O ex-aluno do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (Redemat) Cleiton Arlindo Martins recebeu o prêmio de 1° lugar na categoria "desenvolvimento técnico-científico" pela pesquisa apresentada no 2º Seminário Técnico da Gerdau Usina de Ouro Branco. O reconhecimento entregue este ano é referente à edição de 2021.
A tese de doutorado de Cleiton trata da "Utilização de Nióbio e de Titânio não Estequiométrico na Produção de Bobinas de Aço de Alta Resistência Mecânica Processadas Termomecanicamente em um Laminador do Tipo Steckel" e conta com orientação do professor Geraldo Lúcio de Faria, da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat-UFOP).
O estudo tem o objetivo de estabelecer parâmetros e rotas de processo otimizados para a fabricação de chapas de aço baixo carbono microligadas ao Nb e Ti que alcancem limite de escoamento mínimo em tração de 600MPa, usando, para isso, pioneiramente, processamento termomecânico em um laminador reversível do tipo Steckel.
Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma parceria envolvendo a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Gerdau Açominas, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e o CEIT (Centro de Estudios e Investigaciones Tecnicas de Gipuzkoa - Espanha).