Professor e alunos da UFOP foram premiados pela Seção Minas Gerais do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) com o Prêmio de Iniciativas para Novos Ramos Estudantis, durante a RNR & RNYP 2025, realizada em Juiz de Fora. O reconhecimento foi concedido em virtude da iniciativa do minicurso "Aprenda a Programar a Placa ESP32", desenvolvido em parceria com a LocoBots. O concurso valoriza a implementação de atividades e iniciativas inovadoras e impactantes.
O minicurso foi ministrado pelos discentes Graziele Rodrigues e Jonas Kretli, com o apoio do professor Rodrigo Ricco, conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na UFOP. Juntos, eles também foram responsáveis pela elaboração do artigo submetido ao concurso promovido pela Seção Minas Gerais, realizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP. Alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação participaram da iniciativa.
INCENTIVO - Para Rodrigo Ricco, orientador do Ramo do IEEE na UFOP e da LocoBots, “esse trabalho é um incentivo para que os alunos continuem engajados no trabalho voluntário, divulgando a ciência e a tecnologia para trazer benefícios à humanidade. Segundo ele, "esse prêmio é um reconhecimento muito interessante pelo esforço desenvolvido através desse minicurso”, destacando a importância da colaboração entre iniciativas estudantis, docentes e a comunidade externa como motor para o fortalecimento da inovação tecnológica.
Essa valorização é ainda mais significativa considerando que o Ramo Estudantil do IEEE na UFOP foi criado há menos de um ano. De acordo com a representação da UFOP, a conquista foi possível graças ao suporte institucional do Icea e da Universidade, à parceria com a LocoBots e ao apoio de padrinhos que contribuíram por meio de uma vaquinha virtual para a participação na RNR & RNYP 2025, abraçando a causa e incentivando as iniciativas estudantis do Icea.
O evento promovido pelo IEEE visa ampliar as oportunidades de participação dos estudantes, incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre universitários e profissionais, além de fomentar a expansão tecnológica. A proposta é fortalecer habilidades práticas e promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho.