O Encontro de Saberes trouxe para debate a temática "Ações Afirmativas na Educação Superior: o caso da pós-graduação", discussão pertinente para o entendimento das complexidades e desafios das universidades federais na inserção de estudantes cotistas na pós-graduação.
O encontro contou com a presença da professora Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, atualmente pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. A mediadora do encontro foi pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da UFOP, Renata Guerra.
No debate, Maria do Carmo abordou a legislação e as políticas públicas essenciais para as ações afirmativas no campo da educação nacional, ressaltando a Lei de Cotas, de 2012, que regula a política de acesso à graduação e à pós-graduação, e uma portaria normativa de 2016, que possibilitou a presença de mais docentes negros nas universidades.
O pró-reitor adjunto de Graduação da UFOP, Adilson Pereira dos Santos, pedagogo pesquisador das políticas de ações afirmativas nas universidades, participou do debate e citou o relatório da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), lançado há quatro meses em parceria com a Defensoria Pública da União, que trouxe um balanço da Lei de Cotas, fazendo menção também aos avanços e conquistas das ações afirmativas na pós-graduação.
A palestra ocorreu virtualmente nesta terça (13), no
canal da Proppi/UFOP no Youtube.