A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria de Educação de Contagem firmaram uma parceria para começar um processo de formação e desenvolvimento de profissionais que lidam com os anos iniciais da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa busca aprimorar as práticas de alfabetização desses profissionais e, consequentemente, desenvolver a educação infantil do município.
Isso se dará com base na utilização de novos métodos no ensino e progressão dos estudantes, considerando os seguintes eixos de alfabetização: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita, leitura e produção de textos escritos; e desenvolvimento da oralidade.
Na visão do professor Marco Antônio de Melo Franco, da UFOP, a parceria é de fundamental importância, porque surge de uma pesquisa realizada durante a pandemia pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (Neppai), que ele coordena. "A partir daí, a gente se reuniu e vem pensando num processo de formação. O objetivo, na verdade, é conseguir fazer, dentro de uma perspectiva da pesquisa-ação, um processo de formação dos anos iniciais (1°,2 e 3° anos) da rede de Contagem".
O Neppai tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas no campo da alfabetização e da inclusão em educação. Na alfabetização, as pesquisas são desenvolvidas, prioritariamente, com o público da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à inclusão, as ações são voltadas ao público da educação básica, embora o Núcleo também acolha pesquisas no ensino superior.
Também coordenadora do Neppai, a professora Paula Cristina de Almeida Rodrigues comentou sobre as dificuldades enfrentadas. "O nosso principal desafio é realmente envolver os coordenadores pedagógicos desse processo de alfabetização, unindo o coletivo de professores numa proposta de alfabetização comum da escola, que garanta as especificidades de cada turma, cada grupo de alunos, com suas dificuldades", assinala.
Ambos os professores salientaram a importância do acompanhamento do processo junto aos pedagogos, ponto que também foi destacado pela superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Contagem, Eliana Oiko.