Ir para o conteúdo

UFOP faz parceria com prefeitura de Contagem para aprimorar alfabetização no município

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria de Educação de Contagem firmaram uma parceria para começar um processo de formação e desenvolvimento de profissionais que lidam com os anos iniciais da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa busca aprimorar as práticas de alfabetização desses profissionais e, consequentemente, desenvolver a educação infantil do município.
 
Isso se dará com base na utilização de novos métodos no ensino e progressão dos estudantes, considerando os seguintes eixos de alfabetização: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita, leitura e produção de textos escritos; e desenvolvimento da oralidade.
 
Na visão do professor Marco Antônio de Melo Franco, da UFOP, a parceria é de fundamental importância, porque surge de uma pesquisa realizada durante a pandemia pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (Neppai), que ele coordena. "A partir daí, a gente se reuniu e vem pensando num processo de formação. O objetivo, na verdade, é conseguir fazer, dentro de uma perspectiva da pesquisa-ação, um processo de formação dos anos iniciais (1°,2 e 3° anos) da rede de Contagem".
 
O Neppai tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas no campo da alfabetização e da inclusão em educação. Na alfabetização, as pesquisas são desenvolvidas, prioritariamente, com o público da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à inclusão, as ações são voltadas ao público da educação básica, embora o Núcleo também acolha pesquisas no ensino superior.
 
Também coordenadora do Neppai, a professora Paula Cristina de Almeida Rodrigues comentou sobre as dificuldades enfrentadas. "O nosso principal desafio é realmente envolver os coordenadores pedagógicos desse processo de alfabetização, unindo o coletivo de professores numa proposta de alfabetização comum da escola, que garanta as especificidades de cada turma, cada grupo de alunos, com suas dificuldades", assinala. 
 
Ambos os professores salientaram a importância do acompanhamento do processo junto aos pedagogos, ponto que também foi destacado pela superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Contagem, Eliana Oiko.

Veja também

7 Maio 2024

destaque_7.jpg A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) prorroga as inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação...

Leia mais

6 Maio 2024

O livro "Boas Práticas Pedagógicas e Gestão Inovadora" foi lançado pela editora Pimenta Cultural e organizado pelas professoras do Departamento...

Leia mais

3 Maio 2024

O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha passa a colaborar diretamente com a equipe...

Leia mais

2 Maio 2024

A 17ª Semana Nacional de Letras e 4º Simpósio Nacional de Pós-graduação em Estudos da Linguagem está com inscrições abertas...

Leia mais