Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP faz parceria com prefeitura de Contagem para aprimorar alfabetização no município

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria de Educação de Contagem firmaram uma parceria para começar um processo de formação e desenvolvimento de profissionais que lidam com os anos iniciais da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa busca aprimorar as práticas de alfabetização desses profissionais e, consequentemente, desenvolver a educação infantil do município.
 
Isso se dará com base na utilização de novos métodos no ensino e progressão dos estudantes, considerando os seguintes eixos de alfabetização: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita, leitura e produção de textos escritos; e desenvolvimento da oralidade.
 
Na visão do professor Marco Antônio de Melo Franco, da UFOP, a parceria é de fundamental importância, porque surge de uma pesquisa realizada durante a pandemia pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (Neppai), que ele coordena. "A partir daí, a gente se reuniu e vem pensando num processo de formação. O objetivo, na verdade, é conseguir fazer, dentro de uma perspectiva da pesquisa-ação, um processo de formação dos anos iniciais (1°,2 e 3° anos) da rede de Contagem".
 
O Neppai tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas no campo da alfabetização e da inclusão em educação. Na alfabetização, as pesquisas são desenvolvidas, prioritariamente, com o público da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à inclusão, as ações são voltadas ao público da educação básica, embora o Núcleo também acolha pesquisas no ensino superior.
 
Também coordenadora do Neppai, a professora Paula Cristina de Almeida Rodrigues comentou sobre as dificuldades enfrentadas. "O nosso principal desafio é realmente envolver os coordenadores pedagógicos desse processo de alfabetização, unindo o coletivo de professores numa proposta de alfabetização comum da escola, que garanta as especificidades de cada turma, cada grupo de alunos, com suas dificuldades", assinala. 
 
Ambos os professores salientaram a importância do acompanhamento do processo junto aos pedagogos, ponto que também foi destacado pela superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Contagem, Eliana Oiko.

Veja também

10 Julho 2025

O egresso da pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Giulliano Glória de Sousa, lança o...

Leia mais

10 Julho 2025

A professora Yasmine Antonini, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),...

Leia mais

3 Julho 2025

O professor Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP, participará do 14º Congresso Ibero‑Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ) 2025, que...

Leia mais

3 Julho 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mantém o projeto de extensão Horta Inteligente, uma iniciativa que alia tecnologia e...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.