Orientado pelos professores Carlos Henrique G. Ferreira e Helen de Cássia Sousa da Costa Lima, ambos do Departamento de Computação e Sistemas do campus João Monlevade, o estudante de Engenharia da Computação da UFOP, Richard Tanure, apresentou o resultado da pesquisa no XIV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), evento que integrou o 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Maceió (AL), de 20 e 24 de julho.
O artigo apresentado, que tem co-autoria dos estudantes da UFOP, Aline M. Dias e Lucas A. Camelo, e da professora da UFMG, Jussara Almeida, investiga como os brasileiros discutem o uso de cigarros eletrônicos na plataforma YouTube, utilizando técnicas avançadas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e modelagem de tópicos.
Foram analisados mais de 285 mil comentários publicados entre 2018 e 2023, identificando 15 tópicos distintos nas discussões online. Entre os temas recorrentes estão experiências pessoais com os dispositivos, saúde pública, religião, regulamentação, desinformação, além de menções a problemas como queimaduras, vazamentos e impactos respiratórios. Os resultados indicam um cenário de polarização, com opiniões que vão desde a defesa do cigarro eletrônico como alternativa ao tabagismo, até alertas sobre riscos à saúde e críticas à desinformação disseminada nas plataformas digitais.
A análise dos dados revela como as mídias digitais têm papel central na formação da opinião pública e destaca a importância de estudos desse tipo para o embasamento de políticas públicas baseadas em evidências, especialmente em contextos de debate legislativo, como os projetos de lei que tramitam atualmente no Brasil sobre a regulamentação desses dispositivos.