Ir para o conteúdo

Professores da Emed representam a UFOP em Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
COMUNICACAO ESP MG
Com: 
Pedro Vieira
Uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde é um evento que visa pautar e discutir o direito à saúde no Brasil, garantido na Constituição Federal de 1988. O tema da edição de 2023 é "Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica". O congresso recebe trabalhos de todo o país até as 23h da próxima segunda (26). Os interessados devem inscrever seus trabalhos em um dos Coletivos Temáticos (CT). A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será representada no evento pelos professores da Escola de Medicina (Emed/UFOP) Eloísa Helena de Lima e Aisllan Diego de Assis.
 
Eloísa Helena é integrante do projeto "Menos preconceito é mais saúde: divulgação científica e saúde LGBT" — proposto pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a UFOP, Fundação João Pinheiro e Secretaria de Estado da Saúde, e financiado pela Fapemig —, que vai se somar às discussões da necessidade de dar visibilidade às violações de direitos no campo da saúde da população LGBTQIAPN+. 
 
Já o professor Aisllan de Assis coordena o projeto "De mãos dadas com Antônio Pereira" e o CT 31 - Saúde e direitos humanos das comunidades atingidas por barragem, mineração e desastres socioambientais: processos de reparação e justiça social, em conjunto com a pesquisadora Amanda Roberta Corrado e a psicóloga Marlene Reis. O projeto de extensão é realizado em parceria pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP, pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Preto e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
 
Ao todo serão 35 CTs, sendo 34 para relatos de pesquisas e relatos de experiências e 1 CT destinado a outras linguagens. A UFOP participa no CT 15 - Gênero, diversidade, violências e direito à saúde, organizado pela ESP-MG em parceria com a Universidade e o Conselho Estadual de Saúde (CES), e no CT 31 que, de forma inovadora, inaugura um ambiente de valorização dos saberes e vozes das comunidades atingidas, considerando a capacidade de geração de conhecimento e articulação social e política dessas pessoas na caminhada para sua emancipação e empoderamento, além de estabelecer relações entre o racismo e a devastação ambiental a que estiveram submetidas essas populações.
 
ABRASCO - É uma instituição com mais de 40 anos de existência que realiza um trabalho de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva. Promove seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina. 
 
A instituição trabalha com Coletivos Temáticos, que são formados por pesquisadores da Saúde Coletiva e aprofundam a reflexão e a pesquisa sobre os problemas de saúde do país. Também fazem parte desses coletivos os associados institucionais, como escolas, institutos e departamentos de Saúde Pública/Coletiva e Medicina Preventiva e Social — que compõem suas comissões, responsáveis pela proposição de políticas para as grandes áreas do campo e promotoras de ações de cooperação estratégica com órgãos nacionais e internacionais. 
 
Acesse para inscrever seu trabalho no Congresso

 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais