A professora do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), Rita de Cassia Pedrosa Santos, e o estudante Felipe Camilo Dias Souza apresentaram trabalhos sobre "Mineração 4.0" e "Desafios Tecnológicos", no XXIII Simposium de Ingeniería en Minas (SIMIN), em Santiago, no Chile.
Rita de Cássia apresentou o artigo "Wearables as an Occupational Safety tool in underground mines" e Felipe, o artigo intitulado "Machine Learning and Underground Ventilation". Os estudos apresentados são frutos de dois projetos de Iniciação Científica que têm a contribuição do aluno Caio Pires de Oliveira, do também professor do Demin José Margarida Silva e do engenheiro de Minas Daniel Sepúlveda Fuentes.
Os estudos abordam a crescente utilização da tecnologia nas minas subterrâneas, incluindo equipamentos eletrônicos vestíveis, controle e monitoramento de parâmetros relacionados a ventilação. Essas tecnologias buscam a melhoria operacional, maior garantia do bem-estar e segurança individual e coletiva, tanto das pessoas quanto dos equipamentos envolvidos.
De acordo com a professora Rita, grandes organizações têm buscado investir em formas de garantir a segurança de funcionários e das operações. "A mineração em subsolo possui fontes de risco ao trabalhador, entre as quais podem ser citadas a ventilação inadequada, inundação, queda de choco, trânsito de equipamentos, incêndios, dentre outras. Esse cenário inspira precauções e cuidados com a segurança dos operadores e a operação propriamente dita. Torna-se uma necessidade real do mercado tornar os ambientes da mineração mais seguros e inovadores," afirma.
A Universidade de Santiago, sede do evento, é parceira da UFOP na organização do Simpósio Internacional de Ventilação de Minas, que vai acontecer em Ouro Preto em setembro de 2024.