A técnica administrativa Luana Viana é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro "Jornalismo narrativo em podcast: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral". Luana também é credenciada como docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP.
O Prêmio Jabuti Acadêmico acontece pela primeira vez neste ano e é destinado à premiação de obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa. É realizado pela Câmara Brasileira do Livro, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Nesta primeira edição, puderam concorrer obras publicadas em 2023, divididas em 29 categorias, de diferentes áreas do conhecimento. O livro de Luana Viana é semifinalista na categoria Comunicação e Informação.
Com o objetivo de expor estratégias de narração que potencializam a experiência de imersão do ouvinte, a obra também traz à tona uma reflexão acerca da função do narrador no formato de áudio. O livro advém da pesquisa realizada por Luana em seu doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio na Universidade do Minho, em Portugal.
Luana conta que a inscrição no prêmio foi motivada pelo seu conhecimento prévio sobre a edição literária do evento, conhecida como Jabuti, tendo em vista que sua obra se encaixava nas exigências do concurso. "Eu achei que seria interessante participar do prêmio, mas sem pretensão, por ser um prêmio muito grande".
A técnica administrativa menciona o quanto é gratificante estar concorrendo com outros grandes pesquisadores da área da comunicação, como Lúcia Santaella e Eugênio Bucci. Para ela, ter esse reconhecimento é muito importante devido ao fato de o podcast ser uma mídia relativamente nova. "Esse trabalho é importante porque seu objeto é contemporâneo e tem poucas bases teóricas, além de trazer uma atenção para o campo da comunicação, principalmente das mídias sonoras, que geralmente ficam à margem de outros formatos", comenta.
A autora conta que seu plano para o futuro é seguir a pesquisa sobre podcasts e mídias sonoras, além de continuar contribuindo para a área da comunicação e da pesquisa brasileira.