O conjunto de moradia estudantil I em Mariana, conhecido como Moitas, recebeu a visita de integrantes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis e de agentes públicos de saúde da cidade para a apresentação dos serviços ofertados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) local.
Por meio desse encontro, que ocorreu na segunda-feira (26), as equipes presentes buscaram aproximar os serviços de saúde dos residentes das moradias socioeconômicas, chamando a atenção para os cuidados da saúde física, mental e social dos moradores.
De acordo com a psicóloga da Coordenadoria de Assuntos Estudantis de Mariana (Caes), Bruna Quintanilha, a visita da UBS às moradias é importante para facilitar o acesso à saúde pública e aos serviços que estão disponíveis no município, fazendo com que os alunos se sintam mais pertencentes à cidade.
Bruna explica que os estudantes possuem pouca informação sobre as diferenças entre cada uma das unidades de saúde presentes na cidade: "Há um tempo atrás a unidade já tinha feito um contato com a UFOP para uma tentativa de fazer algumas ações de informar os moradores como é que funciona e a importância do cadastro, porque a gente vai percebendo que muitas vezes os alunos não se cadastram na unidade de saúde, procuram muito a UPA para questões que não são de urgência da UPA, ou às vezes até o Caps."
Além de Bruna, a atividade contou com a presença da pró-reitora adjunta da Prace, Isis Silva Roza, e das estagiárias de Serviço Social da UFOP, Cíntia, Tamires e Raíssa. Da UBS, participaram a enfermeira Viviane Silva, a psicóloga Michelle Moreira e a agente comunitária de saúde Janaína Carvalho.
A unidade responsável por organizar esses encontros é a UBS Marisa Quintão Teixeira e Sílvia Marchetti, que atende a região de ambas as moradias estudantis existentes na cidade, I e II. Segundo Bruna, a visita à unidade do Catete ainda irá ocorrer, porém não há data definida devido a dificuldades organizacionais.