A Universidade Federal de Ouro Preto inaugurou, nesta quinta (27), o Espaço Cuidar: Amamentação e Brinquedoteca, iniciativa do Coletivo Andorinhas em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas (Demin). O local foi criado para oferecer acolhimento, cuidado e apoio a mães, pais e responsáveis da comunidade acadêmica, garantindo condições adequadas para amamentação e permanência de crianças enquanto os responsáveis realizam atividades na Instituição. O local também tem como parceiros o programa MANU e o projeto Direitos do Consumidor e Alimentação Infantil (Diram).
A professora Tatiana Barreto, do Demin, uma das coordenadoras do espaço, explica que o local atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica. "De servidores técnicos a alunos, professores e terceirizados, temos muitos casos de mães em período de lactação que não encontram um espaço adequado para amamentar ou realizar a ordenha do leite. Hoje, o Espaço Cuidar oferece uma sala de amamentação preparada para esse tipo de situação", informa.
Ela também destaca que a brinquedoteca atende situações recorrentes do cotidiano universitário. "Já tivemos casos de estudantes que vêm à noite para a Universidade e deixam a criança com avós ou familiares no carro para poder assistir às aulas e amamentar no intervalo. Isso não é adequado. Agora, o responsável pode trazer a criança para um ambiente equipado com brinquedos, livros, tatame e segurança, onde pode aguardar enquanto o adulto participa de uma reunião ou atividade acadêmica", completa.
Durante a solenidade de inauguração, a professora Gabriela Souza, do Departamento de Ciências Biológicas (Debio) e coordenadora do Coletivo Andorinhas, relembrou a trajetória de luta e união necessária para transformar esse sonho em realidade. Ela também explicou que o uso do espaço será simples e acessível. "A proposta é que o espaço funcione por livre demanda. Teremos um termo de compromisso disponível na portaria e até três crianças podem utilizar a brinquedoteca simultaneamente".
Crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis
Segundo Gabriela, "qualquer pessoa da comunidade universitária, servidores, estudantes ou terceirizados, pode acessar o ambiente seguindo as orientações estabelecidas". Ela esclarece que é necessário lembrar que o espaço não conta com monitores, portanto, é obrigatório que pais ou responsáveis autorizados acompanhem a criança durante todo o período de uso do Espaço Cuidar.
A professora Tálita Nola, do Departamento de Engenharia Urbana (Deurb), mãe de uma bebê de 11 meses, esteve presente na inauguração e destacou a importância da iniciativa. "Esse projeto é muito importante. Minha filha ainda está em período de amamentação, e ter um espaço confortável, com cadeira adequada, geladeira para armazenar o leite e privacidade faz toda a diferença. Assim, eu não preciso me deslocar até minha casa, o que levaria quase 40 minutos. É um ganho enorme", comemorou.
A técnica administrativa da Escola de Nutrição (Enut) Poliana Lopes também celebrou a inauguração do Espaço Cuidar. "Vim conhecer o espaço e entender como será o funcionamento. Como eu e meu marido trabalhamos na UFOP, às vezes precisamos trazer nosso filho, e esse espaço será muito útil para esses momentos. Comentei sobre essa necessidade há poucos dias e fiquei muito animada quando soube da inauguração. É uma melhoria significativa para quem cuida de crianças pequenas", comentou.
A cerimônia contou com a presença de docentes, TAEs e alunos, da vice-reitora, Roberta Fróes, e da reitora da gestão anterior, Cláudia Marliére. Todos enalteceram a trajetória de luta para a construção desse importante espaço durante a gestão anterior e atual da UFOP.
DOAÇÃO - A comunidade pode contribuir com doações de livros infantis e brinquedos para compor o acervo inicial da brinquedoteca. Itens usados, desde que em bom estado de conservação, também podem ser doados.