Faltando poucos dias para a chegada do Carnaval, a prevenção e o cuidado ganham destaque na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, a campanha "TRAZ proteção para sua folia", é uma iniciativa do projeto Trançando Redes de Alerta e Zelo (Traz), ligado ao programa de extensão Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social (Eses), que atua no fortalecimento de redes de cuidado e acolhimento. O objetivo da campanha é facilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica aos métodos preventivos e a informações relevantes de saúde durante o período de folia.
Para assegurar que a proteção esteja disponível em diversos locais de circulação, o projeto instalou dispensers de preservativos em pontos estratégicos da Universidade. Os preservativos estarão disponíveis para retirada gratuita, a partir desta quinta-feira (5), nos seguintes locais:
- Centro de Convenções;
- Centro de Saúde;
- Farmácia Universitária;
- Restaurante Universitário (RU);
- Escola de Minas;
- Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb);
- Bloco de Salas de Aula;
- Escola de Direito, Turismo e Museologia;
- Escola de Nutrição (Enut).
- Cantina entre o Enut e o Bloco de Salas (antigo Pit Stop).
Além da distribuição dos preservativos, a campanha se estende para as redes sociais. No
perfil oficial do projeto no Instagram serão publicados conteúdos exclusivos com orientações de profissionais de saúde da UFOP sobre temas fundamentais para uma folia segura, como a importância da hidratação, os riscos da mistura de substâncias (álcool e outras drogas), o respeito aos limites do próprio corpo e o cuidado com o próximo.
Embora o projeto tenha um olhar atento à saúde integral e ao bem-estar da mulher, a campanha busca abraçar toda a comunidade universitária, reforçando que a prevenção é um ato coletivo e contínuo.