Criado por Amanda Maia em qui, 04/04/2024 - 13:12 | Editado por Regiane Barbosa há 6 meses.
A Escola de Farmácia completa 185 anos de sua fundação nesta quinta (4). Ao longo desses anos, a história da instituição mistura-se com a própria trajetória da Universidade Federal de Ouro Preto, já que foi com a junção desta à Escola de Minas, em 1969, que nasceu a UFOP.
Fundada com o antigo nome “Escola de Pharmacia”, a faculdade foi pioneira no ensino dessa ciência de forma desvinculada das Faculdades de Medicina. Entre os discentes que já passaram por ela estão nomes de destaque como o cientista Carlos Chagas, o primeiro presidente da Usiminas Amaro Lanari Júnior e o ex-presidente da República Getúlio Vargas, que não chegou a concluir o curso.
Renomada nacionalmente no campo acadêmico desde os anos da Primeira República, a Escola de Farmácia também foi influência para a criação de outros cursos na área da saúde em Minas Gerais, destacando-se a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e o primeiro curso de Odontologia do Estado.
Apesar de as atividades acadêmicas serem executadas desde 2013 no Campus Morro do Cruzeiro, a instituição teve outros endereços. O mais conhecido deles é o prédio situado na rua Costa Sena, em Ouro Preto. O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, abrigando ali o Museu de Farmácia, que preserva a memória da Escola.
Atualmente, a Escola de Farmácia conta com 37 docentes, 18 técnicos administrativos e cinco funcionários terceirizados que atuam em dois departamentos: Análises Clínicas (DEACL) e Farmácia (Defar).
A programação das celebrações dos 185 anos tem início na sexta-feira (5), às 19h, com a Assembleia da Associação dos ex-alunos da Escola de Farmácia e III Encontro dos funcionários e ex-funcionários da Escola de Farmácia no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Confira a programação completa do evento do aniversário da Efar.