O conjunto de prédios que compreende a Escola de Minas do Centro Histórico e as edificações que compõem o Palácio dos Governadores passam por um processo de pintura das fachadas e da edificação principal.
A parte externa receberá pintura das paredes e esquadrias visíveis para as ruas Padre Rolim, Barão de Camargos, Henry Gorceix e Praça Tiradentes, com os serviços de lixamento, raspagem e recomposição das áreas necessárias. Já a pintura interna compreende a pintura de paredes, tetos e esquadrias dos ambientes da edificação principal e também os serviços de preparação e recomposição, quando necessários.
Segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, a manutenção foi viabilizada pela liberação de recursos do Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Educação, no valor de R$ 500 mil, e por uma emenda parlamentar individual do deputado federal Reginaldo Lopes, no valor de R$ 250 mil.
Por se tratar de uma ação de conservação e manutenção de edifícios, a pintura está sendo realizada por meio do contrato de manutenção e adequação de espaços que a Universidade possui vigente com uma empresa terceirizada especializada em execução de obras civis.