O Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (Ifac) completou 40 anos nesta terça-feira (30). Para comemorar a trajetória da unidade, foi realizada uma cerimônia online, que contou com a participação de ex-alunos, professores e representantes da UFOP, que compartilharam momentos especiais vivenciados no Instituto e ressaltaram a sua importância. A transmissão está disponível no YouTube.
A pró-reitora de Graduação da UFOP, Tânia Garbin, parabenizou os professores pela atuação e o Instituto: "O Ifac é um grande instituto porque possibilita a discussão e a reflexão dentro de um cenário em que tanto precisamos. E estamos aqui hoje para dizer que é importante fazer arte, é importante a cultura e é importante a ciência. Os nossos colegas que aqui representaram o Ifac estão de parabéns por fazer a continuidade desse importante Instituto."
No decorrer da cerimônia, foram apresentados dois vídeos comemorativos dos 40 anos do Ifac com depoimentos e felicitações de pessoas que já passaram pelo Instituto. Foi realizada ainda uma homenagem ao professor Rufo Herrera, figura de destaque no Departamento de Música por sua carreira. "É uma homenagem singela através da placa que entregamos a você. É um prazer imenso homenageá-lo e agradecê-lo por tudo que fez", declarou Frederic Magalhães, diretor e professor do Instituto, ao homenageado.
IFAC - O Instituto foi criado como Instituto de Artes e Cultura (IAC) e em seus primeiros anos concentrava apenas atividades de extensão, além do curso de especialização em Cultura e Arte Barroca. Em 1993, foi criado o Departamento de Filosofia (Defil) e, em 1998, foram criados os Departamentos de Música (Demus) e de Artes Cênicas (Deart).