A exibição será nesta quinta (2), em duas sessões, às 15h e às 18h30, com entrada gratuita. Além de Ouro Preto, a produção será exibida também em Belo Horizonte e Brumadinho.
O documentário apresenta o crime de Brumadinho e as perdas causadas pela tragédia por meio das dores, medos e esperanças de cinco artistas mineiros, a partir de um olhar sobre a arte e o patrimônio cultural.
Este é o primeiro documentário brasileiro com foco no impacto desse crime ambiental sobre a arte e a cultura de Minas Gerais. A direção é de Marcelo Barbosa e Paul Heritage.
Com música, poesia e performance circense, os artistas — Jô Alves (palhaça Jojo, de Passagem de Mariana), Lucas Fabrício (ator e diretor de teatro de Nova Lima, integrante do Rei Batuque Quilombo de Marinhos de Brumadinho), Vitor Elias (músico da Banda São Sebastião de Brumadinho) e Thiago SKP (rapper e poeta, integrante do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, de Itabira) — fazem um relato das marcas deixadas pela mineração no trabalho deles. Para esses artistas, a arte e a cultura, embora abaladas pelo crime ambiental, têm sido usadas como ferramentas de resiliência e fortalecimento dos laços sociais nas comunidades afetadas na região.
O trailer do documentário está disponível no
Youtube.