Esta edição do programa tem o tema "Categorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos". Nele, a física graduada pela UFOP Anayra Yule Alcântara conta sobre seu trabalho de conclusão de curso e explica como alguns filmes são capazes de ajudar no ensino científico, além de falar sobre os estereótipos construídos na sociedade em relação ao cientista, destacando que muitos produzem ciência fora dos laboratórios
Anayra também fala da sua experiência no projeto aberto à comunidade Luz, câmera e... ciência, que promove discussões sobre filmes e sua relação com a ciência. "Uma das coisas que me deixavam muito feliz no final dos trabalhos era quando a gente ligava pra escola para perguntar se tinha sido tudo bem, e eles falavam que os meninos queriam voltar ao cinema para conversar com a gente ou que pediam para a professora assistir um filme para conversar. Porque a educação é isso, né? É fazer com que as pessoas entendam que ciência, que o que você estuda em sala de aula, vale pra vida", explica.
TIJOLOS SUSTENTÁVEIS: Em outra edição, o Rádio Ciência trouxe o debate sobre o que deve ser feito com a grande quantidade de resíduos que sobra da mineração. O convidado foi o professor Guilherme Jorge, que falou sobre o projeto do grupo de pesquisa em que atua, o Reciclos, da Escola de Minas da UFOP.
Ele abordou questões relacionadas aos impactos, benefícios e riscos da reutilização de materiais do campo da mineração. "O nosso grupo, há quinze anos, já vem trabalhando no sentido de aproveitar esses resíduos da mineração em vários produtos hoje consumidos na construção civil, dentre eles o tijolo, que nós chamamos de tijolo sustentável, e estamos tendo bons resultados", conta.