O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor), Adriano Medeiros da Rocha, lançou o livro "O herói no cinema brasileiro contemporâneo", resultado de suas investigações durante o doutorado realizado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universitat Autónoma de Barcelona. O lançamento contou com abertura musical da artista Vitória Ágata. Durante a apresentação, o professor apresentou o exemplar físico da obra, contando sobre sua trajetória de pesquisa.
O livro propõe três categorias de heróis brasileiros: o renunciador, o malandro e o caxias. Em cinco capítulos, Medeiros explora o mito e herói, projeta a identidade construtiva do herói no cinema brasileiro, traça o caminho até o Cinema de Retomada, apresenta alguns filmes e heróis brasileiros e analisa três filmes.
Os filmes escolhidos para análise foram "Lamarca", com Carlos Lamarca como herói renunciador, "Central do Brasil", trazendo Dora como heroína malandra, e "Tropa de Elite 2", apresentando Capitão Nascimento como herói caxias. Com base em suas pesquisas, o autor define o herói renunciador como aquele que rejeita o mundo social na forma como é normalmente apresentado, o herói malandro como aquele muito criativo e livre nas buscas para sobrevivência e o herói caxias como o que reforça a ordem social e deseja mantê-la.
De acordo com Adriano, dois lugares especiais, a Catalunha e Barcelona, foram fontes de inspiração durante a escrita de sua obra. Ele frequentou a Filmoteca, onde assistiu a diversas sessões de cineclube com pessoas de boa parte do mundo, influenciando sua maneira de ver, pensar e investigar o cinema. Em Barcelona, ele descobriu em uma pequena porta o Bar Prize, onde a velha-guarda se reunia todas as quartas-feiras, sem compromisso, para se apresentar, criando um ambiente único de inspiração que passou a frequentar semanalmente. "A obra é uma discussão poética com o olhar direcionado especialmente para elementos narrativos e fundamentais", revela.
O livro está disponível para compra no
site da Editora UFMG.