Em depoimentos de curta duração, professores, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais da Comunicação Social narram suas experiências com o rádio e com a Rádio UFOP Educativa. As pílulas “Memória, minha experiência com o rádio” começaram a ser veiculadas no mês de julho na grade da programação da emissora e disponibilizadas no portal da Universidade Federal de Ouro Preto. A produção marca o aniversário de 19 anos da emissora, criada em 21 de agosto de 1998.
A iniciativa integra o projeto “Memória Rádio UFOP”, que surgiu de forma embrionária no ano de 2015, com o objetivo de investigar o quantitativo de estudantes bolsistas diretamente ligados à emissora ao longo de sua história. No primeiro levantamento daquele ano, apuraram-se 46 nomes, e agora os registros chegam a 60.
De forma paralela, a equipe da Rádio trabalha na criação do inventário dos programas. A base da investigação são entrevistas com os antigos e atuais bolsistas, técnicos-administrativos, professores, gestores, estudantes de projetos de extensão e de programas de educação tutorial e outros colaboradores, para conhecer suas histórias de relação com a UFOP Educativa. Os dados coletados servem de base para a produção de matérias para o site e também para o “Memória, minha experiência com o rádio”, que reúne até o momento 32 depoimentos.
Também é realizado o inventário da discografia da Rádio UFOP, que tem muitos programas gravados em fitas K7 e VHS, de quando a emissora operava apenas no sistema analógico. O técnico de captação de áudio, editor e sonoplasta, Simei Gonderim, comenta que, infelizmente, parte dos dados não poderá ser recuperada, porque naquela época era comum a gravação de programas em uma mesma fita. Sobre o material ainda preservado, o coordenador de programação da emissora, Danilo Nonato, explica que “a expectativa é de que seja digitalizado e disponibilizado nos arquivos digitais e para acesso dos ouvintes na internet”.
Outra ação para a construção da memória da Rádio é a compilação de parte desses dados, em forma de texto, em um único arquivo, que ficará disponível para acesso dos futuros colaboradores. Isso permite que as novas gerações conheçam parte do trabalho desenvolvido ao longo desses anos e até mesmo curiosidades relacionadas à emissora. “A investigação nos permitiu, por exemplo, saber que o programa 'ShivaOm' foi criado em 1998 - sendo um dos mais antigos da emissora. 'O Choro é Livre' é produzido desde 2001 e as pílulas 'Memória da Ciência e Técnica' e 'Minuto Astronômico' contam com mais de 200 edições. Todos continuam em produção e veiculados na grade da emissora. Este é apenas um trabalho inicial, com várias etapas à frente, para a construção da memória desta emissora, que se dedica, há quase duas décadas, a produções de caráter público e educativo”, explica o jornalista e idealizador do projeto, Gláucio Santos.
“Memória Rádio UFOP” conta com o apoio sistemático do corpo técnico da emissora, composto por Danilo Nonato, Simei Gonderim e Rômulo Ferreira, e com a atuação dos estudantes bolsistas João Lucas Palma, Gabriella Visciglia, Larissa Lana, Karine Bibiano, Rodolfo Simões e Vitor Maia. Inicialmente, contribuíram Gabriela Vilhena, Glauciene Oliveira, Marina Lopes e Suzane Pinheiro.
Confira abaixo, alguns dos depoimentos produzidos pela equipe da Rádio UFOP.
PROFESSORES DA UFOP
TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DA UFOP
TÉCNICOS - FEOP
ESTUDANTES
Ficha Técnica Memória - Minha Experiência com o Rádio
Estreia: 12.07.2017
Pesquisa/Reportagem: Gabriella Visciglia
Edição: João Lucas Palma
Sonoplastia: Simei Gonderim
Apoio técnico: Danilo Nonato, Gabriela Vilhena, Glauciene Oliveira, Larissa Lana, Marina Lopes, Rômulo Ferreira, Vitor Maia, Suzane Pinheiro.
Concepção de projeto: Gláucio Antônio Santos
Supervisão de Radiojornalismo: André Luís Carvalho
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP -106.3 FM
A emissora é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (Feop).