A Universidade Federal de Ouro Preto vai oficializar a troca da frequência e celebrar o aumento da potência da Rádio UFOP de Mariana, em solenidade a ser realizada na próxima quarta-feira (14), às 14h, na Hemeroteca do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa). A Rádio estava operando desde 2020 na sintonia 103,5 MHz FM, com a primeira antena instalada no Icsa. Logo depois, o local de transmissão mudou para o Pico da Cartuxa, que é mais alto, com possibilidade de expansão da cobertura em sinal aberto. Em 2021, foi iniciado um processo para ampliar o sinal e mudar de frequência. Concluído o processo, a Rádio passa agora a ser transmitida na sintonia 97,7 MHz FM, sendo ouvida também na zona rural das cidades de Mariana e Ouro Preto.
O diretor de Comunicação Institucional, Chico Daher, conta que a Rádio UFOP Mariana, desde sua concepção, em 2012, até sua instalação, em 2020, foi fruto de uma ação coletiva e ressalta que essa nova conquista não é diferente. "Essa mudança foi estrat
égica porque nos abre portas para, em menor janela de tempo, buscarmos novos aumentos de potência permitidos para a classe B, ampliando o espaço para que a comunicação público-educativa chegue a um número cada vez maior de pessoas", explica. Ele destaca também as parcerias estabelecidas com a Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a finalização dos ajustes técnicos e operacionais desse processo, o que possibilitou a instalação da antena e do novo link.
Segundo o coordenador da Central de Comunicação Público-Educativa (CCPE), Marco Antônio do Nascimento, o serviço administrativo contratou pelo menos três empresas para a execução de dois serviços: aumento da potência de transmissores e licenciamento do sistema irradiante. Essa contratação foi necessária pois a Universidade não possui servidores legalmente habilitados para efetuar o serviço. "Todo o procedimento envolveu também o pagamento de diversas taxas emitidas pela ANATEL e pelo ECAD, a fim de regularizar a emissora junto a esses órgãos reguladores", conclui.
Além da nova frequência, a rádio pode ser ouvida também nos dispositivos da assistente virtual Alexa e na
Eduplay, no
Spotify, no
site da Rádio e na plataforma de conteúdo audiovisual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
DEBATE - Na solenidade, será realizada uma mesa de debate com o tema "Comunicação Pública e Democracia", organizada pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), com a participação da professora Maíra Bittencourt, diretora geral da EBC, e do assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SPDigi/Secom-PR), Otávio Penna Pieranti. A mesa será mediada por Luana Viana, chefe da Divisão de Rádio da UFOP e membro do PPGCom.
Maíra Bittencourt é jornalista e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-doutorado em Comunicação pela Universidade da Beira Interior, em Portugal.
Octavio Penna Pieranti tem a atuação voltada à expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela EBC. É especialista em regulação da ANATEL e ocupou também cargos nos ministérios das Comunicações e da Cultura, com temas relacionados a políticas públicas para as comunicações e à regulação do setor. É doutor em Direito na Universidade de Brasília (UnB) e Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e UnB.