Ir para o conteúdo

Rádio UFOP disponibiliza 41 episódios de cinco programetes produzidos por professores e alunos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Gláucio Santos e Larissa Lana

A Central de Comunicação Público-Educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, disponibiliza ao público 41 episódios de programetes distribuídos em cinco diferentes produções. As atividades foram iniciadas no último trimestre de 2017 e, parte delas, finalizadas em janeiro de 2018. O trabalho foi realizado por professores e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, com apoio técnico da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). 

Abertamente, Alô Pediatria, Infonutri, Muito Mais Saúde e Sintonia Ambiental apresentam novas temporadas e integram a lista de 17 programas de curta duração desenvolvidas em parceria com a emissora de rádio ao longo dos anos. Em termos quantitativos, os números saltam de 545 episódios ao longo de quase duas décadas para 586 programetes. Em sua maioria, os conteúdos são atemporais e utilizados diariamente em diversos horários da programação local da emissora

Rumo a completar 20 anos de história em 21 de agosto de 2018, a UFOP 106.3 FM se consolida como rádio pública produtora e difusora de conteúdo educativo e científico, buscando: promover diálogo entre o conhecimento construído na Universidade e a comunidade em seu entorno; a divulgação de informações relacionadas a utilidade pública; e notícias e conteúdo educativo em geral sobre Ouro Preto e região. Confira os episódios de cada programa que podem ser baixados e divulgados livremente, desde que respeitados os créditos de seus produtores. 

Programa Abertamente 

Coordenado pelo professor e psiquiatra Ricardo Moebus, do curso de Medicina da UFOP. Discutem a importância do paciente diagnosticado com transtornos mentais. A proposta foi submetida e aprovada pelo edital 01/2017 da Rádio UFOP e, posteriormente, na Pró-reitoria de Extensão (Proex) e conta agora com a participação de um bolsista. Confira aqui os outros 5 episódios lançados no início do ano passado. 

Programa 6 - TDAH 
Programa 7 - Suicídio 1 
Programa 8 - Suicídio 2 
Programa 9 - Suicídio 3 
Programa 10 - Síndrome do Pânico 

Programete Alô Pediatria 

Aborda orientações para pais e mães sobre os cuidados com os recém-nascidos. Aprovado na PROEX e no edital 01/2017, o programete é coordenado pelas professoras Aline Joice Nicolato e Kerlane Gouveia com a participação de três estudantes do curso de Medicina. Os arquivos serão divulgados a partir de 06/02/2018. 


Programete Infonutri 

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Nutrição mantém o Infonutri na Rádio UFOP desde 2004. São abordados temas relacionados a nutrição e a saúde em geral. Ao longo de sua história diversos professores responderam pelos trabalhos do PET e agora as atividades são supervisionadas pela professora Maria Tereza de Freitas. Os programetes contam com a participação de duas estudantes e totalizam 70 unidades. O trabalho é aprovado pela Pró-reitoria de Extensão e, no segundo semestre de 2017, sua produção foi adequada ao edital 01/2017. 

Programa 62 - Aditivos Alimentares 
Programa 63 - Alimentação 3ª Idade 
Programa 64 - Alimentação Infantil 
Programa 65 - Amamentação 
Programa 66 - Cocção Hortaliças 
Programa 67 - Diet/Light 
Programa 68 - Lactose 
Programa 69 - Cuidado com ovos
Programa 70 - Alergias Alimentares

Programete Muito Mais Saúde 

Intitulado como Mais Saúde no ano passado, o projeto inscrito na Proex da UFOP passa a se chamar Muito Mais Saúde em 2018. Quatro estudantes são orientadas pela professora Eloisa Lima, do curso de Medicina, e o objetivo é utilizar o rádio como ferramenta de divulgação, promoção e prevenção em saúde para a população de Ouro Preto e região.

Programa 13 - Assistência Farmacêutica 
Programa 14 - Atenção Básica SUS 
Programa 15 - Controle Social do SUS 
Programa 16 - Criação do SUS 
Programa 17 - Gestão do SUS 
Programa 18 - Investimento 
Programa 19 - Média e Alta complexidade SUS 
Programa 20 - Vacinações 
Programa 21 - Vigilância Ambiental 
Programa 22 - Vigilância Sanitária 

Programete Sintonia Ambiental 

Sintonia Ambiental é veiculado desde 2010 e pauta-se pela discussão de questões ambientais. O programete é orientado pelo professor José Francisco do Prado Filho e tem a colaboração de 15 bolsistas vinculados ao PET-MEC/SESU. Passou a ter como base para sua produção o edital 01/2017. 

Programa 58 - Alimento Seguro 
Programa 59 - Áreas Verdes 
Programa 60 - Barragens 
Programa 61 - Cápsulas de Café 
Programa 62 - Combustível 
Programa 63 - Contaminação 
Programa 64 - Reciclagem 
Programa 65 - Remédios 

Professores e estudantes receberam orientações na sede da emissora e por meio da plataforma Google Drive sobre roteiro, vinhetas e ficha técnica, adequação da linguagem científica à linguagem radiofônica, interpretação e postura de locução nas gravações, além da execução dos serviços de edição e sonoplastia. O apoio técnico sistematizado por parte da equipe da FEOP passou a ser oferecido aos proponentes a partir do edital 01/2017. 

A RÁDIO - A Rádio UFOP Educativa 106.3 FM é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto e tem como referência o caráter público-educativo em diálogo com o Projeto Acadêmico e Desenvolvimento do Sistema de Comunicação da UFOP e o Plano de Desenvolvimento Institucional - 2016-2025.

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais