Ir para o conteúdo

Série sobre a ciência produzida nas universidades brasileiras conta com participação da TV UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Andifes
A série "Cientistas do Brasil", com estreia prevista para 12 de agosto na TV Brasil, é uma produção audiovisual que pretende apresentar a ciência produzida por pesquisadoras e pesquisadores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país. A TV UFOP participa dessa importante ação. 
 
O projeto, que tem por objetivo destacar o impacto da ciência na sociedade e promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento nacional, é uma iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das Ifes (Cogecom), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). "Um dos objetivos da Andifes é trabalhar pela valorização das nossas instituições federais. Um espaço como esse, na TV Brasil, nos permite mostrar para todo o país o que os nossos pesquisadores têm realizado em prol do desenvolvimento científico brasileiro", explica a reitora Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes.
 
Unindo o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual, a série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisas sobre meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, são apresentadas a cada novo episódio. "A presença das universidades, de seus pesquisadores e de sua produção acadêmica na TV Brasil é um avanço muito importante para nossa emissora e para a comunicação pública brasileira. Estamos muito felizes com essa parceria e pretendemos avançar cada vez mais", afirma Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a TV Brasil faz parte.
 
TV UFOP: A TV UFOP produziu um dos episódios da série, trazendo uma pesquisa científica da área de engenharia e suas tecnologias que estuda o tratamento das águas de atividades de mineração. Desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia Civil Aníbal da Fonseca Santiago, o estudo tem como objetivo avaliar sistemas baseados na natureza para reduzir a turbidez e a contaminação da água que vem diretamente da mineração e, com isso, minimizar os impactos da atividade no estado, de modo a fomentar a economia da região.
 
Segundo o diretor de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, "esse trabalho é resultado de um esforço do Cogecom, iniciado no final do ano passado, com a retomada das discussões sobre a Rede Ifes. As discussões ocorrem em várias instâncias e essa série se apresenta como um resultado concreto das articulações ocorridas com a secretária de Comunicação do Governo Federal e a EBC". 
 
Confira as datas de lançamento da 1ª rodada de produções:
 
1ª Rodada Ciências Biológicas  Universidade Federal de Roraima - UFRR 12 de agosto
Meio Ambiente Universidade Federal do Paraná - UFPR 19 de agosto
Ciência Agrárias e da Terra Universidade Federal de Sergipe - UFS 26 de agosto
Tecnologia e Engenharias Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 2 de setembro
Ciências Humanas e Sociais Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD 9 de setembro
Saúde  Universidade Federal de São Carlos - UFSCar 16 de setembro
Meio ambiente Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF 23 de setembro
Ciências Humanas e Sociais Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 30 de setembro
Ciências Exatas (Física, Química e matemática) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG 7 de outubro

 

VINHETA: A criação da vinheta de abertura retrata, de maneira visual, a intersecção das diferentes esferas do conhecimento, a fluidez e a colaboração científica, transmitindo a ideia de interação entre as diferentes áreas do conhecimento do CNPq. A conceituação visual e a trilha sonora foram realizadas pela equipe de TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 
Confira:
 

Veja também

24 Fevereiro 2025

O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor), Adriano Medeiros da Rocha, lançou o livro "O herói no cinema brasileiro contemporâneo",...

Leia mais

20 Fevereiro 2025

O WebCINETV UFOP oferece oficinas gratuitas para a formação artística e técnica em linguagem e criação cinematográfica e audiovisual. As...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

A instalação foi realizada pela empresa Informa Solutions, de São José do Rio Preto (SP), na última segunda (17). A...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

Um projeto da Escola de Nutrição (Enut) com o objetivo de desenvolver alimentos voltados para indivíduos com restrições alimentares, especialmente...

Leia mais