O programa de rádio Sintonia Ambiental, veiculado pela UFOP 106.3 FM desde 2010, pautava-se originalmente pela discussão de questões ambientais, com foco nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Com base nos arquivos da emissora, foram produzidos 57 episódios ao longo de sua história, com a participação inicial de dois professores da UFOP: José Francisco do Prado Filho, do curso de Engenharia Ambiental, e Adriana Bravin, do curso de Jornalismo.
José Francisco explica que, em 2008, quando foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental, participou, no Ministério da Educação (MEC), de um edital nacional para abertura de novos Programas de Educação Tutorial (PET) para o curso de Engenharia Ambiental. Nele, entre as propostas no campo da extensão universitária, constava a elaboração de um programa de rádio intitulado "FM Ambiente – notícias da ecologia e legislação ambiental buscando o desenvolvimento sustentável". Entretanto, a ideia só foi concretizada em 2010. Na proposta apresentada ao MEC para a criação de novos grupos PET, o professor José Francisco expôs a intenção de revisar e reformular o programa como proposta de trabalho de extensão do PET, caso a proposta fosse aprovada no âmbito do Ministério da Educação.
Ao propor a revisão e a reformulação do programa, o docente fazia menção a uma proposta discutida em 2001, isso há apenas um ano após a criação do curso de Engenharia Ambiental na UFOP. "O projeto propunha elaborar curtas inserções na Rádio UFOP-FM que não foram efetivamente implementadas à época por dificuldades internas (carência de bolsas de estudos para os alunos e falta de candidatos interessados). Naquela época, o curso de Engenharia Ambiental ainda estava no início de execução e não houve alunos voluntários para a implantação dessa importante atividade de extensão", explica o docente no documento "Programa de Educação Tutorial PET 2008 – MEC/SESu" enviado ao governo federal.
Com base nessa tentativa inicial, buscou-se parceria com a professora Adriana Bravin, do ICSA, por meio do projeto de extensão "Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio", que teve como seu primeiro articulador o professor de Jornalismo Carlos Alberto de Carvalho. "Eu ingressei no final de 2009 e fiquei, em 2010, à frente do projeto e da execução dos programas de rádio, do blog e dos artigos", explica Bravin.
Esse trabalho resultou na parceria com o PET Ambiental e a Rádio UFOP Educativa. "A interdisciplinaridade se deu através da parceria entre os cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Engenharia Ambiental, unindo diferentes áreas do saber para concretizar o produto: o programa de rádio Sintonia Ambiental. Na busca por fontes de informação e pela compreensão sobre o meio ambiente das localidades, foram problematizados o quadro político e a existência de políticas públicas nos municípios. Visando interpelar a comunidade-ouvinte, as ações propostas seguiram o cunho educativo, creditando ao cidadão a possibilidade de acesso ao conhecimento e aos caminhos sustentáveis a serem construídos", explica a professora no artigo científico intitulado "Sintonia Ambiental: jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio".
A parceria entre os dois cursos durou, efetivamente, apenas um ano, mas a produção do programa Sintonia Ambiental continua em desenvolvimento com os estudantes e o professor tutor do PET Engenharia Ambiental.
10 anos da Engenharia Ambiental
O pré-lançamento do Sintonia Ambiental ocorreu no Salão Nobre da Escola de Minas da Praça Tiradentes, no dia 24 de setembro de 2010, e foi assim noticiado no Portal da Universidade Federal de Ouro Preto: "O programa é fruto do projeto de extensão 'Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio e por meio de vídeos', em parceria com o PET Ambiental. O objetivo é abordar questões que afetam o cotidiano das cidades de Mariana e Ouro Preto e seus moradores, informando-os com base em perspectiva educativa, não somente sobre cuidados relativos às questões ambientais e de ecologia humanossocial, mas também prestando esclarecimentos sobre os múltiplos sentidos que a perspectiva ambiental comporta na atualidade".
Segundo essa mesma fonte, o pré-lançamento marcava, na época, os 10 anos de criação do curso de Engenharia Ambiental da UFOP. A primeira exibição ocorreu no mês seguinte, no dia 4 de outubro. Participavam da produção de rádio estudantes bolsistas do então curso de Comunicação Social - Jornalismo e do PET Ambiental, sob a coordenação dos professores Adriana Bravin e José Francisco do Prado Filho, com a co-orientação do professor Adriano Medeiros.
Comunicação
Para dar visibilidade ao programa foi criado o blog do
"Sintonia Ambiental: você ligado ao meio ambiente" que serviu para ampliar a divulgação do conteúdo radiofônico. A primeira publicação na página eletrônica é de 19 de outubro de 2010. A mesma ação ocorreu com a criação de uma conta no twitter: @s_ambiental.
A experiência com a rádio também foi socializada por meio do artigo científico "Sintonia Ambiental: Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio" apresentado no 1° Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no mês de abril de 2011. Assinam o artigo Izabella Magalhães, Olívia Mussato e Adriana Bravin, do Jornalismo, e Peterson Gonçalves de Lima, da Engenharia Ambiental. A produção foi apresentada também em comunicação oral no 23° Seminário de Iniciação Científica da UFOP pelo estudante Rodolfo Dias da Silva, sob a orientação do professor José Francisco Prado.
Equipe
Além dos professores José Francisco do Prado, da Escola de Minas, e Adriana Bravin, do ICSA, também contribuíram com o projeto em sua fase inicial os docentes Adriano Medeiros e Ricardo Lima, segundo informações do Blog Sintonia Ambiental. Entre os alunos bolsistas do curso de Jornalismo estão: Allan Muller da Silveira de Almeida, Bruna Sudário, Dayane Marques, Izabela Corrêa Magalhães Coutinho, Luiza de Souza Barufi, Nilânia de Oliveira Figueiredo, Natália Goulart, Rodolfo Dias e Olívia Mussato da Rosa. Do PET Ambiental, fizeram parte da equipe: Ana Paula Parada, Clara Silva, Francysmary Dias Oliveira, Peterson Gonçalves, Simone Pereira e Thereza Vilaça. Atualmente o PET Engenharia Ambiental conta com a colaboração de 15 bolsistas, e dez programas estão em fase de produção.
Programa Sintonia Ambiental
Edições - 2010: Programa Sintonia Ambiental
1 - A água que bebemos; Programa Sintonia Ambiental
2 - Área de proteção ambiental; Programa Sintonia Ambiental
3 - Arsênio; Programa Sintonia Ambiental
4 - Santuário do Caraça; Programa Sintonia Ambiental
5 - CODEMA; Programa Sintonia Ambiental
6 - Coleta seletiva; Programa Sintonia Ambiental
7 - Ecobags; Programa Sintonia Ambiental
8 - Esgoto; Programa Sintonia Ambiental
9 - Óleo de cozinha.
Edições - 2014: Programa Sintonia Ambiental
1 - Lixo eletrônico; Programa Sintonia Ambiental
2 - Economia de energia; Programa Sintonia Ambiental
3 - Entulho; Programa Sintonia Ambiental
4 - Pegada ecológica; Programa Sintonia Ambiental
5 - Poluição luminosa; Programa Sintonia Ambiental
6 - Política nacional de resíduos sólidos.
Edições - 2015: Programa Sintonia Ambiental
1- Resíduos sólidos dos serviços de saúde; Programa Sintonia Ambiental
2 - Os quatro Rs; Programa Sintonia Ambiental
3 - Drenagem de águas; Programa Sintonia Ambiental
4 - Se você presenciar algum crime ambiental saberia como proceder?; Programa Sintonia Ambiental
5 - Consumismo e suas consequências para o meio ambiente; Programa Sintonia Ambiental
6 - Desenvolvimento sustentável; Programa Sintonia Ambiental
7 - Estresse hídrico; Programa Sintonia Ambiental
8 - O papel do ministério público no meio ambiente; Programa Sintonia Ambiental
9 - Padrões de qualidade do ar; Programa Sintonia Ambiental
10 - Áreas de preservação permanente; Programa Sintonia Ambiental
11 - O que é engenharia ambiental; Programa Sintonia Ambiental
12 - Impactos da indústria de alumínio em Ouro Preto; Programa Sintonia Ambiental
13 - Plano de gerenciamento de resíduos sólidos; Programa Sintonia Ambiental
14 - Vantagens ambientais de usar aquecedores solares.
Edições - 2016: Programa Sintonia Ambiental
1 - Água e esgoto em Ouro Preto; Programa Sintonia Ambiental
2 - Água virtual; Programa Sintonia Ambiental
3 - Alimentos transgênicos; Programa Sintonia Ambiental
4 - Áreas de preservação permanentemente urbana; Programa Sintonia Ambiental
5 - Certificação ambiental; Programa Sintonia Ambiental
6 - Ciclo da vida; Programa Sintonia Ambiental
7 - Corredores ecológicos; Programa Sintonia Ambiental
8 - Crise hídrica; Programa Sintonia Ambiental
9 - Crise hídrica e energia; Programa Sintonia Ambiental
10 - Dengue - parte 1; Programa Sintonia Ambiental
11 - Dengue - parte 2; Programa Sintonia Ambiental
12 - Educar para consumir; Programa Sintonia Ambiental
13 - Estudos ambientais; Programa Sintonia Ambiental
14 - Ilhas de calor; Programa Sintonia Ambiental
15 - Licenciamento ambiental; Programa Sintonia Ambiental
16 - Logística reversa; Programa Sintonia Ambiental
17 - Outorga de direitos de recursos hídricos; Programa Sintonia Ambiental
18 - Padrões de qualidade de abastecimento de água; Programa Sintonia Ambiental
19 - Pegada hídrica; Programa Sintonia Ambiental
20 - Plano Municipal de Saneamento Básico; Programa Sintonia Ambiental
21 - Políticas nacionais de resíduos sólidos - parte 1; Programa Sintonia Ambiental
22 - Políticas nacionais de resíduos sólidos - parte 2; Programa Sintonia Ambiental
23 - Preservação de nascentes; Programa Sintonia Ambiental
24 - Remédios; Programa Sintonia Ambiental
25 - Reservas particulares do patrimônio natural; Programa Sintonia Ambiental
26 - Resíduos industriais; Programa Sintonia Ambiental
27 - Selos verdes; Programa Sintonia Ambiental
28 - Serviços ambientais.
Confira abaixo, alguns dos depoimentos produzidos pela equipe da Rádio UFOP.
PROFESSORES DA UFOP
Ficha técnica: Sintonia Ambiental
Estreia: 04/10/2010
Produção: Programa de Educação Tutorial Engenharia Ambiental
Produtores: Adriana Bravin (2009/2010) e José Francisco do Prado Filho
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM Universidade Federal de Ouro Preto