skip to content

Escultor Omar Franco doa obra para João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) fez a ponte entre o artista e o poder público do município, de forma a viabilizar a doação. Omar Franco é mineiro e mora em Taguatinga (DF). 
 
A ideia da doação também surgiu a partir de uma ação da UFOP. O artista participou do Pint of Science, evento organizado pela UFOP e pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em João Monlevade. Ao pesquisar sobre a cidade, o escultor descobriu que o aço produzido pela ArcelorMittal — siderúrgica localizada no município — foi usado na construção de Brasília. Sabendo disso, Omar decidiu doar uma de suas obras para Monlevade, de forma simbólica, já que são feitas do mesmo material. 
 
Segundo a professora do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) e uma das organizadoras do evento, Anliy Sargeant, o artista apresentou uma lei aprovada no Distrito Federal que diz da obrigatoriedade de ter obras de arte em espaços públicos. "Gostamos muito da ideia e a apresentamos para a diretora da Casa de Cultura e para o presidente da Câmara dos Vereadores. A proposta foi apoiada e foi decidido que a obra seria instalada no prédio da Câmara. A aprovação de uma lei como essa, na minha opinião, é uma forma de tornar a cidade mais agradável e enriquecer a cultura local", assinala Anliy. 
 
A professora afirma ainda que o recebimento da obra significou muito para o Instituto. "Muitos questionam como alguém da área de exatas está envolvido com arte e cultura. Porém, para a formação técnica precisamos, antes de tudo, ser bons seres humanos, e todo ser humano precisa de arte e cultura. Precisamos fortalecer a união entre ciência e arte".
 
PINT OF SCIENCE - É o maior festival de divulgação científica do mundo. Surgiu na Inglaterra em 2013 e, atualmente, 24 países compartilham da ideia. O evento em João Monlevade foi organizado por diversos professores, ex-professores e ex-alunos da UFOP. Foram discutidos assuntos como sustentabilidade, robótica, nanotecnologia, microbiologia, entre outros. O evento foi direcionado aos estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais, sendo apelidado de "Pint of Milk". 

Veja também

10 Setembro 2021

São ofertadas 160 vagas a alunos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do ensino médio. 120 vagas...

Leia mais

25 Agosto 2021

As doações serão recebidas na próxima quarta-feira (1), na portaria do prédio do Centro de Educação Aberta e a Distância...

Leia mais

13 Agosto 2021

O grupo de estudos Finance Club da UFOP foi criado com o objetivo de democratizar a Educação Financeira e promover...

Leia mais

9 Agosto 2021

Formada em Museologia pela UFOP, Marizabel Vieira Pacheco publica seu primeiro livro "A Joia do Salto". A obra é a...

Leia mais