Ir para o conteúdo

Pesquisa destaca integração entre UFOP e Secretarias de Saúde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Comitê Local do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) realizou uma pesquisa para avaliar a integração entre a UFOP e as Secretarias Municipais de Saúde de Mariana e de Ouro Preto. A pesquisa contou com 120 participantes, entre eles moradores das duas cidades, profissionais da saúde e integrantes da comunidade acadêmica, incluindo participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
 
Segundo a coordenadora do Coapes, a professora da Escola de Medicina Adriana Figueiredo, que representa a UFOP e o PET-Saúde Interprofissionalidade dentro do Comitê, o resultado da pesquisa é satisfatório. "A UFOP, em cooperação com as Secretarias Municipais de Saúde, está bem organizada no eixo Ensino-Saúde-Comunidade. A Universidade atende às prerrogativas legais e se empenha em manter o diálogo entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem", comenta.
 
Adriana afirma que o PET impulsiona a integração entre Universidade e secretarias de saúde "aproximando os acadêmicos do cotidiano do trabalho em saúde, o que aumenta o contato com a comunidade em seus contextos de vida". 
 
A coordenadora ainda ressalta o papel do PET-Saúde Gradua-SUS, que  possibilita um levantamento da aprendizagem na rede de saúde de Mariana e de Ouro Preto: "Os acadêmicos de Farmácia, Nutrição e Medicina são recebidos pelos gestores, profissionais e comunidade dos sistemas de saúde dos municípios para entender como o trabalho em saúde se desenvolve na prática. Tudo isso precisa de um planejamento muito bem feito e só acontece porque temos o Coapes".
 
A PESQUISA - O estudo foi dividido em 3 competências: 
 
1. Competências mútuas: englobam questões como o comprometimento com a formação dos profissionais da saúde; o respeito à diversidade humana; o comprometimento com a segurança dos pacientes e a inserção dos estudantes na prática. 
 
2. Competências da UFOP: aqui são analisados aspectos como a promoção de atividades de saúde relacionadas à necessidade do lugar; a participação dos profissionais da saúde em atividades da Universidade; a supervisão das atividades feitas pelos alunos e a promoção de atendimentos pelo SUS a fim de evitar a superlotação dos postos de saúde. 
 
3. Competências da Secretaria Municipal de Saúde: contemplam pontos como o planejamento de atividades integradas com os profissionais da saúde; a disponibilização de instalações e equipamentos necessários nas redes de atenção à saúde e a continuidade dos atendimentos feitos pelo SUS. 
 
Acesse o boletim da pesquisa
 
COAPES - É um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores e usuários) e da educação superior da área da saúde para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS.

 

Veja também

11 Outubro 2024

A administração dos Restaurantes Universitários (RUs) informa que, por conta dos exames especiais e das férias letivas, o horário de...

Leia mais

10 Outubro 2024

A Associação Cultural República Aquarius conquistou o Selo Carbono Reduzido 90% CO₂ nas comemorações do seu 54º aniversário, na Festa...

Leia mais

30 Setembro 2024

Estão previstas palestras sobre arte, pedagogia e infâncias; oficinas de maquiagem e efeitos especiais; contação de histórias; entre outras atrações...

Leia mais

18 Setembro 2024

A professora Cristina Sacramento, do Departamento de Educação, foi uma das 86 mulheres selecionadas na Chamada Atlânticas - Programa Beatriz...

Leia mais