skip to content

Plataforma computacional analisa dados da Covid-19 em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Plataforma Epidemias é uma ferramenta desenvolvida para a análise de diversas doenças - como o zika vírus, dengue e recentemente, a Covid-19 - na cidade de João Monlevade. É um trabalho multidisciplinar que possui representantes da maioria dos cursos ofertados pela UFOP.
 
A plataforma é um painel digital em forma de mapas e gráficos que armazena e organiza diversos dados da população monlevadense. Analisa a densidade demográfica, o saneamento básico nos bairros, o índice de violência doméstica, entre outras informações que são disponibilizadas apenas para os gestores da prefeitura e das secretarias municipais. 
 
Devido à pandemia da Covid-19, a plataforma está direcionada para o estudo da população nos diferentes bairros e correlaciona as características com os índices de infectados em cada um. Feito isso, a prefeitura pode intervir da melhor forma com soluções específicas de acordo com as necessidades de cada local. 
 
Segundo a professora do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) e coordenadora do projeto, Maria Célia da Silva Lanna, doenças coletivas, como a Covid-19, são facilmente transmissíveis e podem causar surtos epidêmicos. Ela afirma que é necessário analisar os fatores que contribuem para a disseminação e desenvolver estratégias para a contenção e prevenção dessas doenças e isso é possível com a utilização da plataforma. 
 
Esse trabalho ocorre há três anos no município e para os organizadores é uma maneira da Universidade contribuir socialmente com a população.
 
O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (DEELT/Icea), Edgard Gregory Torres Saravia; pela professora do Departamento de Ciências Biológicas, Maria Célia da Silva Lanna e pelo professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) na área de Geoprocessamento, Rafael Aldighieri Moraes.

 

Veja também

17 Dezembro 2021

O professor da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da UFOP, Edvaldo Costa Pereira Júnior, é também promotor de...

Leia mais

13 Dezembro 2021

O professor aposentado do Departamento de Geologia (Degeo) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fernando Flecha Alkmim, foi eleito...

Leia mais

9 Novembro 2021

A Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e a Editora Aldrava Letras e Artes, em parceria com o Instituto de Ciências...

Leia mais

8 Novembro 2021

Estudantes da Escola de Medicina (Emed/UFOP) vão receber uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Ouro Preto. A...

Leia mais