Ir para o conteúdo

Professor do Departamento de História lança livro "Lembrança do Presente"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Resultado de um trabalho de escrita que se estendeu por dez anos, o livro é fruto das atividades de pesquisa do professor Mateus Pereira junto ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFOP) e ao Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), além de ser definido por ele como um produto de suas inquietações enquanto professor, pesquisador e cidadão.
 
Publicada pela Editora Autêntica, a obra procura trazer com clareza o conceito de "presente histórico", central para as análises do livro, que contemplam os impactos da internet na sociedade brasileira e na escrita da história. São abordados tanto aspectos clássicos da área quanto temas contemporâneos, como o negacionismo, passando por episódios importantes da história recente do país, como a criação da Comissão Nacional da Verdade e a Operação Lava Jato.
 
O autor defende um posicionamento engajado da ação intelectual. "Não podemos recusar ou negar nosso papel no combate ao negacionismo, ao revisionismo, à mentira e à desinformação, em especial, no atual processo de construção de comunidades e realidades alternativas, paralelas e simuladas que as redes sociais e o capitalismo de vigilância possibilitam", afirma. Todas essas discussões têm sido levadas para a sala de aula, segundo Mateus, que ministra disciplinas nas áreas de História do Brasil República e História do Tempo Presente.
 
Sobre a escrita em forma de ensaios, o autor comenta que tal escolha se deu devido ao próprio conteúdo do livro e seu interesse em atingir um público leitor mais amplo. "Os textos procuram compreender, explicar, descrever e interpretar deslocamentos de nossa compreensão do fenômeno e do enigma da memória, da história e do tempo. Assim, dada a problemática contemporânea e fugidia, o gênero ensaio me pareceu ser a melhor opção para pensar com o leitor sobre essas questões. Além disso, também gostaria de atingir um público amplo e não apenas o público especializado", explica.
 
O lançamento do livro "Lembrança do Presente" vai ser neste sábado (7), a partir das 11h, na Livraria Outras Palavras - Rua Getúlio Vargas, 239, Rosário, em Ouro Preto (MG).

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais