A obra "A construção da docência: a Residência Pedagógica em Artes na Universidade Federal de Ouro Preto" foi lançada na última quinta-feira (2), no Departamento de Música do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac). O livro traz um compilado de textos dos coordenadores, preceptores, residentes e convidados que abordam temas fundamentais para a formação do professor de artes, tais como: escola pública e legislação, ensino remoto e precarização do trabalho docente, relações étnicas e raciais, militarização e autoritarismo, questões LGBTQIAP+, entre outros.
Estiveram presentes no lançamento os organizadores do livro e coordenadores do subprojeto de Artes do Programa de Residência Pedagógica, os professores Guilherme Paoliello (Demus) e Ernesto Valença (Deart). Também participaram do evento os professores Giovany de Oliveira Silva, da Escola Estadual José Leandro; Samir Antunes, da Escola Estadual Dom Pedro II; e Erika Curtiss dos Santos, da Escola Municipal professora Juventina Drummond.
Os participantes puderam partilhar suas vivências no ambiente acadêmico e suas experiências no decorrer do projeto e na elaboração do livro.
De acordo com o professor Guilherme Paoliello, o livro é um retrato de um tempo de incertezas e dificuldades, visto que ele foi desenvolvido durante o período pandêmico. "Sendo um fruto do tempo, ou retrato do seu tempo, talvez ele sirva para alguma coisa além das nossas vidas", comenta.