Ir para o conteúdo

Projeto convida para roda de conversa sobre diversidade, gênero e sexualidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Os encontros do projeto POC: Papear, Ouvir e Conscientizar acontecem toda terça-feira, às 16h, na sala 31 da Escola de Farmácia, no Campus Morro do Cruzeiro. As rodas de conversa são confirmadas semanalmente pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

A iniciativa tem como objetivo principal promover o diálogo sobre diversidade, gênero e sexualidade, tanto no espaço acadêmico quanto fora dele. As reuniões buscam debater maneiras de combate à intolerância e ao preconceito cotidiano sofrido por pessoas LGBTQ+. "A estratégia do projeto é estabelecer o diálogo, o compartilhamento de vivência e a construção de narrativas a partir da percepção individual", explica a professora da Escola de Farmácia Cláudia Martins, coordenadora do projeto.

Não há tema previamente definido para as conversas, que ocorrem de maneira orgânica e são utilizadas como instrumento para a discussão das temáticas visando atingir e conscientizar o maior número possível de pessoas. 

A cada reunião são emitidos certificados de participação que podem ser usados como horas complementares.

O PROGRAMA - O projeto integra o Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic). Regulamentado pela Resolução CUNI nº 1.967, o Pidic destina-se a implementar atividades de ações afirmativas no âmbito acadêmico. De forma articulada ao ensino, à pesquisa e à extensão, visa ao atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados na UFOP.

Em sua segunda edição, o programa é desenvolvido em parceria com os cursos de graduação presencial nos três campi da Universidade (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade) por meio de atividades acadêmicas como palestras, debates, seminários, rodas de conversas, exposições, ciclo de estudos, workshops, entre outros.

SEMANA DA DIVERSIDADE - O projeto faz parte da Semana da Diversidade, que tem como objetivo proporcionar e facilitar o diálogo entre a população LGBTQI+ e a Universidade e de elaborar planos de ação voltados a conscientização, educação e respeito à diversidade. Nesta quinta-feira, 27, às 19h a será realizada uma Roda de Conversa com o projeto POC, no Museu da Pharmácia.

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais