skip to content

Projeto de extensão prevê criação de horta na Escola de Nutrição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O projeto de extensão Horta, da Escola de Nutrição (Enut), idealizado por professores dos cursos de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos, tem como objetivo criar uma horta a partir de materiais recicláveis, além de levar aos alunos e à comunidade informações para uma alimentação saudável e adequada.
 
A iniciativa foi aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no final de 2019, com previsão de início das atividades em 2020. Entretanto, com a paralisação das atividades presenciais causada pela pandemia, o projeto ficou impossibilitado de sair do papel.
 
Por conta disso, os esforços dos participantes do projeto atualmente estão concentrados em propagar, por meio das redes sociais, informações sobre como montar hortas em pequenos espaços e sobre o cultivo, o uso  e os benefícios das ervas aromáticas. De acordo com a coordenadora da ação, Natália Caldeira, professora do Departamento de Alimentos, é "a partir desses conteúdos que estamos preparando um e-book para ser distribuído gratuitamente, e ainda neste ano pretendemos também lançar um site para divulgar o e-book e outros materiais sobre o cultivo dessas ervas aromáticas".
 
Natália conta também que a escolha das ervas aromáticas se deu por conta de sua praticidade, além de serem requisitadas em algumas aulas práticas dos cursos de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos. "Inicialmente, vamos começar com as ervas aromáticas, mas depois, se der tudo certo, a gente vai ampliar para outros alimentos", esclarece.
 
Para os estudantes da Escola de Nutrição, o projeto é uma oportunidade de aprender na prática o impacto positivo que a criação de hortas urbanas pode ter na saúde dos indivíduos, segundo Aihalê Thiago Cruz, estudante de Nutrição que recentemente foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de bolsistas do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região. "Futuramente, pretendo utilizar todo o conhecimento adquirido para orientar os pacientes na criação de hortas, incentivando assim uma alimentação mais natural, saudável e sustentável", conta o aluno.

Veja também

10 Setembro 2021

São ofertadas 160 vagas a alunos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do ensino médio. 120 vagas...

Leia mais

25 Agosto 2021

As doações serão recebidas na próxima quarta-feira (1), na portaria do prédio do Centro de Educação Aberta e a Distância...

Leia mais

13 Agosto 2021

O grupo de estudos Finance Club da UFOP foi criado com o objetivo de democratizar a Educação Financeira e promover...

Leia mais

9 Agosto 2021

Formada em Museologia pela UFOP, Marizabel Vieira Pacheco publica seu primeiro livro "A Joia do Salto". A obra é a...

Leia mais