Ir para o conteúdo

Projetos de TCC de alunos do Icea são selecionados pelo Instituto Tim

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Três duplas de estudantes do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP, em João Monlevade, tiveram os Trabalhos de Conclusão de Curso selecionados no edital do programa Academic Working Capital (AWC), do Instituto Tim. Os projetos participantes têm como proposta estabelecer uma startup inovadora que use a tecnologia para resolver problemas.
 
O programa AWC tem como objetivo transformar TCCs de universitários em tecnologias, produtos ou serviços. Além de receber apoio financeiro para tirar os projetos do papel, os selecionados também têm acesso a mentorias com grandes nomes do empreendedorismo no Brasil.
 

tcc_1.jpg

Divulgação
Iuri da Silva e Pedro Vyctor Figueiredo do projeto Cubo
 
 

tcc_2.jpg

Divulgação
Beatriz de Lourdes Santos e Mariana Lacerda do projeto Coes
 
 

tcc_3.jpg

Divulgação
Guilherme Rodrigues e Ana Clara Pereira do Lebre
 
Dos 14 projetos selecionados na edição de 2022, três foram da UFOP. De acordo com o professor orientador dos três projetos, Frederico César de Vasconcelos, o resultado é surpreendente e "traz muita visibilidade, tanto para o Departamento de Engenharia de Produção quanto para o Icea e, principalmente, para a UFOP". 
 
Conheça os projetos selecionados: 
 
CUBO — Criado pelos estudantes Iuri da Silva e Pedro Vyctor Figueiredo, o Cubo tem como proposta solucionar o problema do descarte incorreto de lixo eletrônico. O objetivo da startup é criar um aplicativo que consiga conectar pessoas que precisam descartar pequenos equipamentos de TI e telecomunicações com pessoas — ou empresas — capacitadas e interessadas em dar um destino apropriado a esses resíduos.
 
LEBRE — A startup Lebre, idealizada por Ana Clara Pereira e Guilherme Rodrigues, propõe humanizar as condições de trabalho de motoboys e entregadores de aplicativos de delivery. O projeto, além disso,acabaria resolvendo também os problemas logísticos característicos de empresas do segmento.
 
COES — A Coes, criada pelas alunas Beatriz de Lourdes Santos e Mariana Lacerda, visa a criação de um aplicativo que auxilie crianças de 4 a 6 anos a desenvolverem sua inteligência emocional. O principal objetivo das estudantes é criar um app que ajude a reduzir o número de doenças relacionadas à saúde mental, como ansiedade e depressão.
 
COMO FUNCIONA O PROGRAMA
 
O programa AWC acontece anualmente e pode ser dividido em duas etapas principais. Na primeira, os grupos — que devem ser formados por dois a quatro 
integrantes — realizam a inscrição do projeto pelo site do AWC e, caso aprovados, já iniciam o desenvolvimento do protótipo com o acompanhamento dos mentores. Ao longo dessa etapa, os candidatos aprovados têm acesso a inúmeras palestras e worskshops sobre empreendedorismo, além de reuniões quinzenais de acompanhamento e oportunidades de conhecer o mercado.
 
Após a criação do protótipo, os participantes devem traçar um plano semestral para suas empresas. Ao final de todo o processo, os participantes podem apresentar ideias para o mercado em um evento, que 
conta com empresários e possíveis investidores. 
 
REFLEXOS NA UNIVERSIDADE
 
A ideia de fazer TCCs voltados para a criação de startups surgiu do próprio Frederico, como ele mesmo conta. "Eu voltei do meu doutorado na USP em março de 2021 e minha tese foi justamente 'A percepção de incerteza dos empreendedores de startups'. Então, como iniciativa, eu quis liderar esse 

projeto experimental de poder proporcionar aos alunos a oportunidade de fazer o TCC na forma de plano de negócios", explica o professor.

Um dos requisitos dele para aceitar os estudantes como orientandos, inclusive, era que a maioria das duplas deveriam ser compostas ao menos por uma mulher. O objetivo, segundo ele, era "ter mais engenheiras tendo a oportunidade de viver essa experiência empreendedora".

Frederico conta ainda que o sucesso da UFOP nessa edição mostra a relevância da iniciativa, já que os três projetos submetidos por ele foram aceitos. O plano, segundo o professor, é "continuar com o projeto e ter mais startups começando a partir do TCC".

Conheça mais sobre o Instituto TIM e o AWC.

Confira no vídeo mais informações sobre o funcionamento do programa:

 

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais