Ir para o conteúdo

Semana de Integração no ICHS recebe Duda Salabert na abertura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria

Com o início do período letivo, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) preparou diversas atividades para receber os novos estudantes. A Semana de Integração, que tem o objetivo de recepcionar e inserir os calouros no cotidiano da Universidade, acontece até 8 de dezembro. As atividades incluem mesas, palestras, oficinas e atividades culturais.

A professora do Departamento de Letras da UFOP Ada Magaly, uma das organizadoras do evento, considera a Semana de Integração fundamental para receber e aproximar os novos alunos dos espaços, dos sujeitos, da dinâmica e do cotidiano da Universidade. "Essa Semana de Integração é uma semana de encontros. E também é interessante que as pessoas que aqui já estão também se encontrem e tenham a oportunidade de dialogar com quem chega. É um momento de alegria, de congraçamento", afirma.

img_9698.jpg

Grazzy Maria
Deputada federal Duda Salabert no evento de abertura da Semana.
A abertura da Semana contou com palestra da deputada federal Duda Salabert, primeira mulher transgênero a ocupar esse cargo em Minas Gerais e candidata mais votada da história do Estado. Para o diálogo, Duda trouxe sua experiência como mulher trans, professora e deputada, e propôs a discussão sobre a inclusão de pessoas trans no contexto acadêmico e político. Ela ressaltou que deveria estar participando do governo de transição, mas escolheu estar no ambiente universitário, pois acredita que seu papel como professora é mais importante que seu papel legislativo: "No espaço legislativo eu crio e fiscalizo leis, mas em sala de aula eu crio novas consciências. E o que de fato muda o mundo não são novas leis, mas sim novas consciências".

No campo político, ela relatou o sofrimento, as várias ameaças de morte contra ela e seus familiares, a discriminação nas redes sociais, e que foi obrigada a ir votar com colete à prova de balas, além de só ir aonde seus seguranças consideravam seguro. Diante de tudo o que sofreu e que ainda sofre, Duda diz que se pergunta se vale a pena, e ela mesmo responde: "Vale a pena porque nós temos que superar os grupos neonazistas, temos que superar esses grupos neofascistas, temos que superar esse poder econômico. Temos que superar essa lógica capitalista que sucateia as universidades e que nos desumaniza".

Duda contou também sobre o desafio que enfrentou durante sua transição. Professora há 20 anos, perdeu seu emprego após ameaças de atentado às vidas das crianças que estudavam na escola onde lecionava, por causa do preconceito. Mas não desanimou. Ao tomar ciência dos dados referentes à educação de pessoas transgênero e travestis, Duda encontrou uma oportunidade de ajudar o grupo do qual faz parte. Alugou um espaço e formou um centro de educação para jovens e adultos trans, o Transvest.

A professora Ada Magaly destaca a importância da presença da deputada e de outros convidados para criar esse momento de diálogo dentro da comunidade acadêmica. De acordo com a professora, a escolha dessas pessoas e das demais atividades que compõem a semana "têm o sentido de educação, integração, e de pensar qual é o tom da universidade, que lugar é esse, e o que eu vim fazer aqui".

Na programação da Semana de Integração, os alunos encontrarão uma diversidade de vozes, afirma Ada, que convida a todos a participarem desse momento de reflexão e descobrimento da Universidade.

Confira a programação.

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais