skip to content

UFOP é parceira no Rotary Day realizado no Centro de Convenções

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias

05716_rotary_15_1434609162420246320.jpg

Tuila Dias
Instruções do estande sobre Apoio ao Aleitamento Materno

Com o apoio da UFOP, a segunda edição do Rotary Day ocorreu neste domingo (06) e contou com uma grande variedade de tendas de informações e serviços. As ações contemplaram temas como limpeza de caixa d'água, combate ao suicídio, adoção de animais, artesanato, entre outros. Também foram disponibilizados os serviços de emissão de carteira de identidade e consulta ao SPC/Serasa. Durante o evento, foram realizadas atividades de pintura facial e outras brincadeiras para as crianças. Uma das organizadoras do evento, Efigênia Chaves, cita que a finalidade do evento é atender algumas necessidades da comunidade. "É pensar no próximo antes de pensar em nós. Este evento é para prestar serviço à comunidade, como por exemplo as pessoas fazendo carteira de identidade e teste de hepatite C", esclarece. 

Na tenda de Apoio ao Aleitamento Materno, a professora Cleia Costa Barbosa falou sobre a importância da amamentação, deu dicas para as mães e fez esclarecimentos sobre mitos e verdades relacionados ao tema. "Nossa intenção aqui é incentivar as mães a amamentarem, orientar sobre uma alimentação saudável para crianças, visando sempre 'desembalar menos e manusear mais', e tirar dúvidas das mães", disse Cleia. Durante a oficina, os participantes puderam montar pratos com figuras de alimentos para serem avaliados pela professora. 

O Pet Ambiental, do curso de Engenharia Ambiental da UFOP, esteve presente para falar sobre o enfrentamento aos mosquitos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Foram apresentadas informações sobre o ciclo de vida do mosquito e as formas de combate a sua proliferação. 

05711_rotary_8_1223836144379970696.jpg

Tuila Dias
Alunos ensinam como lavar a caixa d'água

 
Já os alunos da disciplina de Qualidade de Água, dos cursos de Farmácia, Química e Engenharia Ambiental, trouxeram orientações sobre a forma correta de lavar a caixa d'água e ensinaram a fazer compostagem em casa. A professora Vera Guarda guiou a oficina, que foi apresentada pelos alunos José Mota, Saulo Silva, Iago Guimarães, Maria Clara, Larissa Pera, Pablo Henrique e Fernanda Gonçalves. "Queremos ensinar as pessoas a limpar a própria caixa de 6 em 6 meses, para evitar doenças, e a fazer compostagem para ajudar a reaproveitar resíduos orgânicos", explicou Vera.
 
A moradora de Ouro Preto Elza da Silva compareceu com o filho, que se divertiu nos brinquedos, e participou das atividades físicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizadas em frente ao palco. Ela ressaltou a importância de um projeto como o Rotary Day para a comunidade ouro-pretana. 
 
Atividades como Aerodance, Judô e outras ações da UFOP também fizeram parte da programação, porém, em outros locais da cidade.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

1 Julho 2020

A 5ª edição do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, realizado em parceria com a Prefeitura...

Leia mais

26 Junho 2020

A sigla abrevia múltiplas expressões de sexualidades e de identidades de gênero e se destina a promover politicamente a representação...

Leia mais

23 Junho 2020

A campanha "Ajude hoje quem te amparou ontem", liderada pela Fundação Gorceix, conta com o apoio da Escola de Minas,...

Leia mais

19 Junho 2020

As repúblicas Nau Sem Rumo, Aquarius, Pulgatório e Ninho de Amor realizaram o projeto Paraná Solidária. O nome faz alusão...

Leia mais