Ir para o conteúdo

Aluna de pós da UFOP dedica performance de 42 horas às vítimas da Covid-19

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo da artista
"Podemos pensar a performance como elaboração da vida e da morte. Como exploração das possibilidades do corpo. Do meu corpo". Com essa afirmação, a artista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Vina Amorim explica a ação de dedicar um segundo da sua performance a cada uma das mais de 150 mil vidas perdidas na pandemia do novo coronavírus no Brasil. Entre elas a da sua avó, Lourdes Ribeiro da Silva Amorim, que, enterrada com suspeita da doença, não teve o corpo velado pela família.
 
A performance "Lourdes não é um número" será realizada em duas etapas, com duração mínima de 21 horas cada. Durante as duas sessões, Vina permanecerá deitada, estendida no chão e envolta em camadas de plástico. Cercado por uma faixa, seu corpo estará isolado, assim como os corpos daqueles que foram vencidos pela Covid-19. Assim artista pretende passar as 42 horas totais da performance: vestida apenas com roupas de sua avó, máscara e uma coroa de flores. 
 
A proposta da artista surgiu do desejo de velar o corpo da avó, "uma realidade compartilhada entre muitas pessoas de nosso país e também um importante passo do processo de luto por nossos entes queridos", diz. "Além disso, não quero deixar que o 'novo normal' apague as lembranças das milhares de vítimas desse vírus que nos acomete ainda". 
 
Para enfrentar o jejum prolongado exigido pela ação, Vina tem seguido dieta restritiva. "Já há alguns dias que me alimento de sopa e uma ou outra comida bem leve. Tomo bastante líquido, água com limão. E medito. Assim vou vivendo e dando meu corre. Não sou dessas artistas intocáveis". 
 
Encenada na Praça Tiradentes, no município de Ouro Preto, a performance tem início às 17h desta segunda-feira (19). Pelo Instagram, amigos da artista vão transmitir trechos da atuação de hora em hora, durante 15 minutos.
 
VINA AMORIM - Dançarina, arte-educadora, performer, travesti, 26 anos. Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, a artista promove a ação como parte da disciplina "Performance, Gênero e Feminismo", ministrada pela professora Nina Caetano e ofertada pelo PPGAC. Na foto acima, da esquerda para a direita, estão a irmã da artista, a avó Lourdes Amorim e Vina Amorim, ainda bebê.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais