O novo recurso do aplicativo MinhaUFOP, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), vai orientar a comunidade acadêmica a procurar por assistência médica no momento certo, com base nos sintomas descritos pelo usuário. O
app está disponível para dispositivos
Android e
iOS, mas, até o momento, somente a atualização para Android está disponível. O NTI aguarda a liberação da Apple para que os usuários da marca tenham acesso ao recurso.
De acordo com o professor do Departamento de Medicina Allan Calsavara, integrante do Comitê, "o questionário pretende mapear e fazer a vigilância dos sintomas respiratórios de professores, técnicos administrativos e estudantes". Desta forma, a adesão ao recurso pela comunidade acadêmica vai possibilitar o entendimento do grau de risco de contaminação de acordo com a progressão da doença nas cidades onde a UFOP possui unidades.
As perguntas disponíveis no questionário foram baseadas nas perguntas do aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e do aplicativo Babylon Health — desenvolvido e funcionando no Reino Unido com a tarefa de fazer uma espécie de triagem e buscar entender e classificar os sintomas relatados pelos usuários com base em extensos bancos de dados médicos.
Algumas das perguntas do questionário são sobre os sintomas e o período em que o indivíduo permanece sintomático. O questionário busca saber se o usuário do aplicativo teve contato com contaminados, se já realizou algum teste para a Covid-19 e, se sim, qual foi o teste e o resultado.
Desta forma, com base nas respostas do usuário, se houver risco de contaminação o aplicativo envia uma mensagem de parecer da autoavaliação.
SEGUNDA ETAPA - Já está em desenvolvimento uma outra versão do recurso de monitoramento. Nela será possível fazer o rastreio nos locais por onde provavelmente a pessoa diagnosticada com Covid-19 circulou. Com isso, um alerta será enviado para outros integrantes da comunidade acadêmica que podem ter tido contato com ela. Esse recurso usará como parâmetro as atividades acadêmicas e outras informações de circulação que forem disponibilizadas, como a moradia, por exemplo.
A política de privacidade do aplicativo é a mesma usada no NTI. Não há coleta de dados de rastreio ou GPS, de modo que as informações dos usuários ficam protegidas e em sigilo.
Confira abaixo o tutorial para acessar e responder o questionário:
1- Entre no aplicativo MinhaUFOP e localize no Menu a funcionalidade Autoavaliação COVID-19;
2- O formulário será aberto e as perguntas estarão disponíveis;
3- Após responder se manteve contato com alguém infectado pelo coronavírus, vai aparecer a opção de marcar mais de uma resposta. Essas respostas estão relacionadas ao sintomas apresentados no momento da autoavaliação. Ao marcar as opções correspondentes, clique em próximo;
4- Após responder todas as perguntas, vai aparecer um resumo das respostas para confirmar que todas foram respondidas corretamente;
5- Ao final desse processo vai aparecer uma tela de confirmação do questionário. Ao clicar no botão de confirmação, as respostas serão enviadas ao NTI e um parecer será exibido. Esse parecer foi feito mediante as regras definidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
Referências bibliográficas:
Pieter Cohen, MD; Jessamyn Blau, MD. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Outpatient evaluation and management in adults. Post TW, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. Disponível em :
https://www.uptodate.com Acessado em 25/11/2020