Os parâmetros de segurança para as interações no ambiente acadêmico, seja no momento atual ou no cenário futuro, estão sendo consolidados pelo Comitê de Enfrentamento ao coronavírus.
Com base em documentos produzidos por instituições de ensino e de pesquisa e em discussões envolvendo entes da comunidade acadêmica da UFOP, o Comitê vai sintetizar indicativos para a tomada de decisão e organização de processos pela Reitoria e unidades acadêmicas.
Serão descritas propostas para o plano de contingência, para o calendário de retomada, para a adequação de espaços, entre outras indicações de referência.
No sentido de controle, também é analisada a possibilidade de realização de exames e está em elaboração um recurso associado ao aplicativo Minha UFOP que ajudará na orientação e monitoramento de possíveis infectados com a Covid-19 na comunidade acadêmica em geral.
As rotinas de limpeza e desinfecção terão que ser reelaboradas, principalmente nos laboratórios que manipulam o coronavírus, seja para diagnóstico ou para pesquisas de combate.
Como consequência, a retomada das atividades afetará as relações de trabalho de servidores efetivos e terceirizados. Por isso, o planejamento precisa estabelecer parâmetros adequados para o trabalho presencial e remoto até que não existam mais riscos.
PAINEL COVID-19 - Confira a progressão da pandemia nas cidades monitoradas: