Ir para o conteúdo

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus recebe demandas para apoios técnicos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, reunido remotamente nesta quinta (21), recebeu duas visitas para tratar de temas relativos ao combate à Covid-19 no âmbito das comunidades externa e interna à Universidade. A professora Cláudia Cristina de Almeida Rodrigues, representante do projeto de extensão UFOP com a Escola, buscou orientação sobre o processo de retomada das aulas presenciais nas escolas públicas municipais e estaduais na região dos Inconfidentes. Já o presidente da Comissão Institucional de Segurança Ocupacional Laboratorial (Cisol/UFOP), Marcus Vinícius Lamounier Quadros, solicitou apoio aos coordenadores dos laboratórios no processo de retomada presencial das atividades na UFOP. 

Cláudia explicou que a demanda surgiu dos próprios professores da rede pública, durante os debates que ocorrem entre as escolas da região. Profissionais da área de saúde que participam do Comitê se colocaram à disposição para contribuir. A representação da Pró-Reitoria de Extensão no grupo vai articular, junto com a coordenação do projeto, o melhor formato para que isso ocorra. 

LABORATÓRIOS - No processo de avaliação de retorno às atividades presenciais, a Cisol juntamente com as Comissões de Segurança Laboratorial das Unidades (CSLUs) têm procurado conhecer as melhores possibilidades para garantir um funcionamento seguro de todos os laboratórios quando da retomada presencial, em data ainda não estabelecida.

Representantes do Comitê lembraram que diversos laboratórios já estão em funcionamento, seguindo rigorosos protocolos de segurança. No entanto, diante da diversidade e quantidade de Unidades que ainda se encontram fechadas, faz-se necessário uma maior interação entre o Comitê e a Cisol, a fim de se estabelecer uma troca de informações. Assim, o presidente da Cisol participará, quando necessário, dos debates do Comitê, com o objetivo de desenhar cenários futuros, a partir de uma visão mais ampla da realidade. 

PAINEL COVID-19 - A partir da próxima semana, após finalização de arte pela Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), o Comitê divulgará, em duas edições semanais, um painel com as condições de contágio nas cidades onde a UFOP tem mais alunos e no estado de Minas Gerais. Às terças e sextas-feiras, conforme ficou acertado na reunião do grupo na semana passada, serão disponibilizados o número total e os números diários de contaminados e óbitos, a média móvel e as taxas de transmissão, letalidade, mortalidade e incidência. 

A média móvel é calculada de acordo com a ponderação do registro de casos durante uma semana, fazendo com que a curva de progressão seja vista de forma mais regular, sem o impacto da baixa notificação dos fins de semana e do consequente acúmulo nas segundas-feiras. A taxa de transmissão, conhecida como R0 (erre zero), indica quantas pessoas cada indivíduo pode infectar, em média. Nesse caso, os indicadores menores que 1 demonstram uma tendência de queda da contaminação; entre 1 e 1,2 indicam uma condição exponencial intermediária (amarela); e acima de 1,2, uma condição exponencial alta (vermelha). Quando essa taxa é vista ao longo do tempo, recebe a denominação de RT.  As outras três taxas são comparativos numéricos de referência: a de letalidade expressa a razão da quantidade de óbitos com os casos confirmados (em %), a de mortalidade é a divisão dos óbitos em relação à população do município (por grupo de 100 mil habitantes) e a de incidência é obtida da relação entre os casos e a população (por grupo de 100 mil habitantes).

Confira os dados de RT e média móvel dos 20 municípios e de Minas Gerais: 

tabela.png

Ricardo Tavares
Velocidade de contágio no tempo (Rt) até 20/8

 

Confira a Média Móvel de sete dias dos casos confirmados nas 20 cidades: 

tabela_1.png

Ricardo Tavares
Tabela mostra os municípios de maior procedência de alunos da UFOP

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais