Ir para o conteúdo

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – reunião de 19 de março

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na reunião desta quinta-feira (19), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discutiu protocolos a serem seguidos, o dimensionamento de insumos e pessoal para o período da crise e algumas recomendações de funcionamento.
 
ATENDIMENTO - Por ser uma unidade de atendimento já reconhecida pela comunidade de Ouro Preto, o Centro de Saúde está sendo preparado para atender as pessoas com a suspeita do COVID-19 da forma mais ágil e resguardando a segurança das demais pessoas que circulam pelo local.
 
Nesse sentido, foi dimensionado o quantitativo de equipamentos de proteção individual e outros insumos para a higienização e cuidado que serão necessários, complementando o que já tem disponível na Instituição.
 
INSUMOS - Entre os materiais de maior demanda está o álcool em gel, que tem duas soluções encaminhadas simultaneamente: a aquisição do produto pronto e a possibilidade de produção nos laboratórios da Escola de Farmácia. Nesse segundo caso, a maior dificuldade está na aquisição de um dos insumos, que não tem sido encontrado com facilidade.
 
Também como suporte para o atendimento à saúde de forma geral no município, o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) também tem a sua demanda de insumos contemplada no levantamento do que deve ser adquirido.
 
PESSOAL - Quanto aos profissionais, é proposta a realocação de servidores e terceirizados que possam dar maior suporte no atendimento e em outras áreas de apoio ao melhor funcionamento dos setores envolvidos.
 
O Comitê reforça que devem ser buscadas todas as formas de se evitar movimentação e aglomeração de pessoas envolvidas em atividades acadêmicas na UFOP. Nisso estão incluídas as defesas de teses e dissertações, com a sugestão de adiamento ou o uso de videoconferência, e a realização de festas e outros eventos, que não devem acontecer em hipótese alguma neste período.
 
O COMITÊ - O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP é constituído por profissionais de diferentes setores que podem contribuir com a maior qualidade e agilidade na divulgação das informações. É papel da equipe definir ações institucionais para evitar a propagação do vírus e os protocolos seguidos pela comunidade acadêmica.
 
Acompanhe as ações da UFOP para prevenção e contenção do Coronavírus em seu âmbito: www.ufop.br/coronavirus.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais