Nos próximos dias, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus vai disponibilizar para a comunidade acadêmica e moradores de 20 cidades mineiras dois recursos de suporte na prevenção e no acompanhamento da disseminação da Covid-19.
PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA - Serão disponibilizadas informações que vão esclarecer o cenário atual da pandemia e indicar condutas mais seguras para as atividades que tenham necessidade de serem executadas de forma presencial. Além disso, ele traça a forma de mensuração do faseamento que pode indicar a retomada de atividades de forma gradual.
O documento é dividido em seis partes:
1) cenário atual, que resume as atividades executadas até o momento e contextualiza o protocolo;
2) protocolos de ação coletiva, que apresenta as condições de funcionamento de auditórios, da segurança, da higienização, da ventilação, dos laboratórios, das bibliotecas, dos restaurantes, do transporte, da escala de trabalho, das formas de divulgação e das ações educativas;
3) protocolo de ações individuais, que lista os cuidados que cada pessoa deve ter individualmente, no transporte coletivo, nas moradias estudantis e de orientação a visitantes ou trabalhadores esporádicos.
4) atividades acadêmicas, que dá indicações sobre os estágios, os trabalhos de campo, as ações extensionistas, os museus e os outros espaços e ações culturais;
5) saúde e apoio institucional, que esclarece questões a respeito do atendimento e orientação estudantil, dos recursos digitais disponibilizados para a autoavaliação, das indicações para sintomáticos e de editais correlacionados;
6) classificação de etapas e ações possíveis, que apresenta as diretrizes para o planejamento da retomada das atividades presenciais de acordo com o estabelecimento de fases distintas.
PAINEL COVID-19 - Visando dar maior condição de avaliação da situação de disseminação do novo Coronavírus em Minas Gerais e, especificamente, em 20 cidades mineiras, o Painel ficará disponível para a consulta de qualquer membro da comunidade acadêmicas ou externa.
Serão informados o número total e das últimas 24 horas dos contaminados, óbitos, recuperados e internados. Nos indicadores, as pessoas terão acesso às taxas de transmissão (Rt), de letalidade (TL), de mortalidade (TM) e de incidência (TI), além da média móvel e da variação ocorrida nos últimos 14 dias.
Também será possível conferir seis gráficos para cada uma das localidades, com a possibilidade de seleção do recorte temporal. Eles mostram de forma visual os dados constantes da linha de progressão dos indicadores já apresentados.
Veja de forma resumida como os dados desse acompanhamento na tabela abaixo: