Ir para o conteúdo

Comitê se integra aos esforços para buscar alternativas para a rotina acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Diante da suspensão das atividades presenciais na Universidade e vislumbrando novos cenários, até que seja possível retomar o funcionamento presencial, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tem discutido protocolos e contribuído com as projeções de alternativas. Mesmo não existindo uma previsão para o retorno, a proposta é antecipar modelos de ações que possam ser tomadas.

Entre as definições de novos padrões de conduta, estão sendo feitos dimensionamentos e propostas de organização em quatro eixos. O primeiro, voltado à situação estrutural, deve indicar a disponibilização de itens de higiene e limpeza, bem como mapear as áreas de circulação da Universidade. 

O segundo deve estabelecer as possíveis condutas a serem seguidas por servidores, estudantes e contratados de empresas terceirizadas, principalmente os que estão no grupo de risco e os que apresentem sintomas que possam ser relacionados à Covid-19.

Também estão em elaboração as orientações para as moradias estudantis, seja nos espaços disponibilizados pela Universidade ou em casas particulares. Por fim, também estão em avaliação as possíveis intervenções para o funcionamento de restaurantes e lanchonetes.

O Comitê também está colaborando com o levantamento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com a colaboração da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). A proposta é verificar as reais condições dos estudantes da UFOP em relação ao isolamento social e à possibilidade de acesso remoto, entre outras questões.

O mapeamento é primordial para que os setores envolvidos possam estabelecer alternativas de atividades e de relação com a comunidade acadêmica, mesmo que isso não signifique inicialmente a retomada do semestre de forma efetiva.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais