skip to content

Comitê se integra aos esforços para buscar alternativas para a rotina acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Diante da suspensão das atividades presenciais na Universidade e vislumbrando novos cenários, até que seja possível retomar o funcionamento presencial, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tem discutido protocolos e contribuído com as projeções de alternativas. Mesmo não existindo uma previsão para o retorno, a proposta é antecipar modelos de ações que possam ser tomadas.

Entre as definições de novos padrões de conduta, estão sendo feitos dimensionamentos e propostas de organização em quatro eixos. O primeiro, voltado à situação estrutural, deve indicar a disponibilização de itens de higiene e limpeza, bem como mapear as áreas de circulação da Universidade. 

O segundo deve estabelecer as possíveis condutas a serem seguidas por servidores, estudantes e contratados de empresas terceirizadas, principalmente os que estão no grupo de risco e os que apresentem sintomas que possam ser relacionados à Covid-19.

Também estão em elaboração as orientações para as moradias estudantis, seja nos espaços disponibilizados pela Universidade ou em casas particulares. Por fim, também estão em avaliação as possíveis intervenções para o funcionamento de restaurantes e lanchonetes.

O Comitê também está colaborando com o levantamento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com a colaboração da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). A proposta é verificar as reais condições dos estudantes da UFOP em relação ao isolamento social e à possibilidade de acesso remoto, entre outras questões.

O mapeamento é primordial para que os setores envolvidos possam estabelecer alternativas de atividades e de relação com a comunidade acadêmica, mesmo que isso não signifique inicialmente a retomada do semestre de forma efetiva.

Veja também

28 Maio 2020

Seguindo as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, divulgadas na Nota Técnica 01/2020 , foram colocadas faixas nas entradas...

Leia mais

26 Maio 2020

Para que os exames de detecção da Covid-19 sejam iniciados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é necessário que...

Leia mais

26 Maio 2020

Ministrado pelo professor do Departamento de Gestão Pública da UFOP Lélis Maia Brito, o vídeo " Marketing de Lugares "...

Leia mais

22 Maio 2020

A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos em Biodireito (Cebid) e conta com a participação das professoras Iara Antunes...

Leia mais