Criado por Rondon Marques em sex, 31/07/2020 - 10:35 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
Os aspectos ligados à saúde têm relação com outras dinâmicas sociais, envolvendo outros campos do conhecimento. Por isso, integrantes de um grupo de pesquisa sobre sustentabilidade apresentaram ao Comitê nesta quinta (30), a proposta de uma cartilha de orientação popular dos cuidados pessoais e de preservação ambiental.
O grupo de pesquisa, orientado pelo professor Paulo Vieira, é composto por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental e do curso de Engenharia Urbana. As dicas são estruturadas em quatro eixos: água potável, esgoto, água de chuva e resíduos sólidos. As orientações são divididas entre as ações que as pessoas podem adotar dentro de casa e as que são de responsabilidade dos órgãos públicos.
Pela relação íntima com as atividades de melhoria das condições de vida, redução da proliferação de vetores e controle social, o projeto é visto como alinhado com os princípios de enfrentamento ao coronavírus. Nesse sentido, serão verificadas formas de integração do conteúdo às estratégias de orientação elaboradas pelo Comitê.
DADOS SOBRE A COVID-19 – Os dados sobre a contaminação de pessoas em 11 municípios e o total em Minas Gerais foram apresentados, mostrando que a doença continua sem controle.
Confira os dados da taxa de transmissão (R0) atualizados em 30 de julho:
Minas Gerais – 1,1056
Belo Horizonte – 1,1258
Congonhas – 1,0957
Conselheiro Lafaiete – 1,1651
Contagem – 1,1302
Itabira – 1,1535
Itabirito – 1,2268
João Monlevade – 1,1176
Mariana – 1,1905
Ouro Branco – 1,0943
Ouro Preto – 1,0956
Santa Bárbara – 1,1201
Na avaliação da Média Móvel é possível perceber que o estado está no parâmetro de estabilidade, assim como quatro das cidades analisadas. Uma apresenta tendência de queda e seis têm mostrado crescimento nos casos de infecção pela Covid-19.
print_2.png
OUTROS ENCAMINHAMENTOS – O Comitê terminou o levantamento para a demanda de instalação de totens, bem como do volume de insumos para o abastecimento dessa estrutura. Devem ser produzidos ou adquiridos 120 suportes para a disponibilização de álcool gel nas áreas de maior circulação das unidades acadêmicas e administrativas. Nas salas e lugares mais restritos, será montada uma estrutura de abastecimento de vasilhames de uso individual ou disponibilizados em mesas e bancadas.
Também vem sendo elaborada uma forma de divulgação regular dos dados coletados no monitoramento dos municípios onde a UFOP possui mais estudantes. A intenção é facilitar o acompanhamento da situação para o planejamento da retomada das atividades presenciais, quando isso for possível.