Mesmo com a incerteza do momento exato e das condições de retorno das atividades presenciais, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus está definindo os parâmetros para os cuidados a serem tomados no ambiente acadêmico quando a retomada acontecer.
Entre os materiais em elaboração está o protocolo de biossegurança que indica os procedimentos, formas de ocupação e outras regras para reduzir os riscos de contágio. Esses elementos vão possibilitar que cada unidade acadêmica ou setor administrativo organize suas atividades dentro dos mesmos parâmetros.
Outro recurso previsto é a criação de um monitoramento ligado ao aplicativo Minha UFOP. Servidores e estudantes responderão regularmente a um questionário que indicará a sintomatologia e os riscos de contágio. Caso tenha a indicação de contaminação, a pessoa receberá orientação dos cuidados a serem tomados. Ao mesmo tempo, as pessoas que provavelmente tiveram contato com o infectado serão alertadas do risco, respeitando-se a identidade e indicando-se as formas de cuidado e monitoramento. Essa aplicação deve entrar em funcionamento ainda no período da quarentena.
A decisão pela retomada somente deve ser tomada quando existirem as condições adequadas para a circulação de pessoas e os espaços físicos estiverem em condições para recebê-las. Também estão sendo monitorados regularmente pelo Comitê os níveis de transmissão da doença nas cidades onde a UFOP tem unidades e nos municípios dos quais há maior maior quantidade de alunos oriundos.
As indicações do Comitê têm servido de orientação para a tomada de decisões pela equipe de gestão e pelo Conselho Universitário. A decisão da retomada das atividades presenciais seguirá o mesmo parâmetro, tendo a posição técnica como elemento indicador das condições necessárias.
PARECERES SOBRE ATIVIDADES - O Comitê discutiu duas solicitações de análise para a realização de atividades.
A primeira delas solicitava o parecer a respeito do início das atividades de levantamento do inventário da UFOP, que será realizado por uma empresa já contratada. A outra é relacionada com um projeto de extensão que dá suporte a uma prática esportiva profissional de destaque na cidade.
Para ambas as atividades, foram indicados os protocolos a serem observados, entre eles o uso de equipamentos de proteção individual, distanciamento social e organização dos processos para evitar a aglomeração de pessoas.
PAINEL COVID-19 - Confira os dados de contaminação nas 20 cidades monitoradas pelo Comitê e os números globais em Minas Gerais: