Com a pandemia do novo coronavírus, diversos projetos de pesquisa e extensão da UFOP precisaram readaptar as atividades. Entre eles, estão o projeto de iniciação científica "Avaliação do autocuidado no tratamento do diabetes mellitus em pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde no município de Ouro Preto" e o projeto de extensão "Ampliando os saberes em saúde", que divulgam junto aos profissionais de saúde, universitários e à população dos municípios de Ouro Preto e Mariana, conhecimentos técnico-científicos em linguagem simplificada e atual.
Para a professora e pesquisadora Neila M. Silva-Barcellos, da Escola de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPG-CiPharma), "neste momento de enfrentamento da Covid-19, as ações voltadas aos grupos de risco, entre os quais se insere a população diabética, são essenciais". Neste contexto, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), são fundamentais para o acompanhamento e assistência aos pacientes acometidos com o tipo mais comum da doença, a diabetes mellitus tipo II, geralmente assintomática.
Com isso em mente, a doutoranda Bruna de Carvalho Mapa e a mestranda Andrea Gomides, orientadas pela professora Neila dentro do PPG-CiPharma, uniram esforços aos projetos de iniciação científica e de extensão para a produção e divulgação de material informativo e educativo contra a Covid-19, distribuído para profissionais da saúde e pacientes diabéticos atendidos pelas UBS de Ouro Preto e Mariana.
O material é enviado diretamente para as prefeituras e coordenadorias das Unidades. No entanto, este ainda é um primeiro passo. "Nesta semana foi finalizada uma colaboração efetiva com o município de Ouro Preto que objetiva capacitar de forma remota os agentes que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia", explicou Neila. Parte de um projeto maior do PPG-CiPharma, o "UFOP em ação – Prevenção e rastreamento de risco para Covid-19 nos municípios de Mariana e Ouro Preto" pretende rastrear os casos suspeitos nos municípios e auxiliar as equipes de atenção primária em saúde no monitoramento de pessoas em isolamento domiciliar e daquelas consideradas grupos de risco.
EQUIPE - "Avaliação do autocuidado no tratamento do diabetes mellitus em pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde no município de Ouro Preto" é um projeto de iniciação científica (Pivic/Propp) desenvolvido pelas bolsistas de iniciação científica Aline Bedetti, da Escola de Medicina, e Ítala Marzano, da Escola de Farmácia. É coordenado e orientado pela professora Neila M. Silva-Barcellos, da Escola de Farmácia. O projeto de extensão "Ampliando os saberes em saúde" é coordenado pela professora Nancy Scardua Binda, também da Escola de Farmácia.
Já o projeto do PPG-CiPharma, "UFOP em ação – Prevenção e rastreamento de risco para Covid-19 nos municípios de Mariana e Ouro Preto", foi idealizado pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Jacqueline de Souza, com o objetivo de movimentar e unir vários docentes do PPG no enfrentamento da Covid-19 nos municípios de Ouro Preto e Mariana, e conta com a atuação dos professores da Escola de Farmácia Renata C.R. Macedo do Nascimento, Vanessa de Almeida Belo, Wander de Jesus Jeremias.