Diante da necessidade de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para agentes comunitários de saúde que fazem visita domiciliar, os integrantes do Grupo PET-Saúde da UFOP que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde do Padre Faria e Piedade convidaram costureiras do bairro Padre Faria para a confecção de máscaras descartáveis. Foram doados pelo grupo 100 metros de TNT e elástico para a confecção das peças.
As máscaras ainda estão em fase de produção pelas costureiras e vão ser entregues aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Um pequeno número de jalecos (seis) também foi doado aos profissionais. Após capacitação, esses monitores estão encarregados, ainda, de criar materiais para orientação sobre higiene pessoal, benefícios sociais disponibilizados pelo governo, além de atividades físicas durante a quarentena.
O coordenador do PET, professor da Escola de Farmácia Wendel Coura Vital, explica que a UFOP foi contemplada em 2019, por meio de edital de seleção, para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade.
O grupo PET-Saúde Interprofissionalidade da UFOP é composto por ele, pelo professor Rodrigo Pastor Alves Pereira, da Escola de Medicina, por profissionais de saúde dos municípios de Mariana e Ouro Preto e por estudantes dos cursos de Biologia, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Medicina e Serviço Social.