A Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico, reunida remotamente nesta terça-feira, 25, fez uma avaliação dos processos de implantação do Período Letivo Especial (PLE) e das políticas de auxílio digital aos discentes mais vulneráveis socioeconomicamente. A partir de preocupações manifestadas pelos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) diante da grande procura pelas disciplinas ofertadas, a pró-reitora de Graduação, Tânia Garbini, fez um relato sobre a questão.
De acordo com ela, o principal desafio no momento é realmente tentar equacionar a questão das vagas, uma vez que a manifestação de interesse dos alunos tem sido maior que a oferta disponível. Nesta direção, Garbini informou que a Prograd tem mantido contato direto com os departamentos e cursos com o objetivo de resolver o problema. Ainda segundo ela, a situação melhorou no universo dos alunos bolsistas, dos quais cem ainda não haviam conseguido matrículas. "Hoje, este número caiu para 29 e esperamos atender a todos", explicou.
No âmbito geral, esse número caiu de 780 para 503, disse a pró-reitora, acrescentando que o propósito não é aumentar a oferta de disciplinas, mas o número de vagas. Isso, no entanto, vai depender de uma série da fatores e particularidades de cada curso. Nesse quesito, a reitora Cláudia Marliére destacou que as questões devem ser consideradas a partir, principalmente, da autonomia dos professores e departamentos, que têm a dimensão correta das melhores possibilidades.
PACOTE DIGITAL - A ampliação da oferta do auxílio digital aos alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) também esteve no centro dos debates da reunião. A pró-reitora Natália Lisboa explicou que, em discussão com o DCE, novo questionário deve ser enviado aos bolsistas a fim de sondar se existem interessados em ingressar no projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação. Ela informou que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social responsável por gerir o processo pelo Governo Federal, fez consulta à Prace sobre o perfil dos alunos potencialmente beneficiários, situação que abre novas oportunidades para aquelas pessoas que não se inscreveram no edital anterior lançado pela UFOP.
A criação de uma subcomissão para tratar dos protocolos de segurança dos Restaurantes Universitários (RUs) quando da retomada presencial, em data ainda não definida, também foi discutida na reunião. Segundo Lisboa, esse tema é prioritário, uma vez que os RUs, depois das salas de aulas, são os ambientes que concentram o maior número de pessoas ao mesmo tempo. Segundo ela, o trabalho da subcomissão será realizado em consonância com o do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, acrescentando que a primeira reunião para discutir o tema foi realizada também na terça-feira, 25.
Participaram da reunião da Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico, pelo Assufop, o presidente Sérgio Neves, Agnaldo Antonio da Conceição e Felipe da Fonseca Martins; pelo DCE, Alciniane Lourenço, Amanda de Paula Oliveira, Jussara Quintão e Vitória Pinheiro de Almeida; pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Carolina Ali Santos; pela Administração Central, o vice-reitor Hermínio Nalini, o chefe de gabinete Élido Bonomo e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Eleonardo Lucas.