O informe tem como objetivo apresentar os números, o perfil e a distribuição de casos de Covid-19 em Ouro Preto, incluindo seus distritos. O boletim é elaborado pela Prefeitura em uma parceria com um grupo de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob coordenação dos professores Alexandre Barbosa Reis e Wendel Coura Vital, ambos do departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da UFOP.
As informações analisadas no boletim são provenientes de bancos de dados, tais como e-SUS-VE, SIVEP-Gripe e de laboratórios e farmácias privadas. Com isso, o informativo vai mostrar por meio de gráficos os locais de maior contaminação e a evolução do número de casos em Ouro Preto ao longo do tempo desde o primeiro registro.
Da UFOP, participaram da análise dos dados o professor Wendel Coura Vital, da Escola de Farmácia e do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), e os pós-graduandos do Nupeb Josefa Clara Lafuente Monteiro, Rafael Vieira Duarte e Tamara Coelho Cruz e o graduando em Ciências da Computação, Lucas Moreira Ribeiro.
A redação do relatório teve a participação dos professores da Escola de Farmácia, Escola de Nutrição e Escola de Medicina, Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento, Adriana Lúcia Meireles, Vanessa de Almeida Belo, Rodrigo Pastor Alves Pereira, Carolina Ali Santos; dos médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade da UFOP, Ruan Carling Schott Wondollinger, Nayra da Silva Freitas, Thiago Leister de Medeiros e Mariana Cardoso Gomes Segato; do médico do Centro de Saúde Núncio Araújo Sol; e do graduando da Escola de Farmácia Marcus Vinícius Vilaça.
A revisão final é do professor da Escola de Farmácia e do Nupeb Alexandre Barbosa Reis.