Ir para o conteúdo

UFOP e Prefeitura de Mariana discutem ações de enfrentamento à Covid-19

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rondon Marques Rosa
A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Claudia Marliére, e integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reuniram-se com representantes do poder público de Mariana para discutir possíveis articulações e aproximações na tentativa de reduzir os impactos da Covid-19 no município.
 
Estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde, Danilo Brito, o vereador Cristiano Vilas Boas, a diretora técnica da Unidade de Pronto atendimento, Danuta Niquini e a enfermeira Bruna Guimarães. Por parte do Comitê da UFOP participaram a coordenadora interina do Centro de Saúde, Deisyane Fumian Bouzada, o perito médico Paulo Sérgio Brandão, o chefe da Área de Saúde Ocupacional, Ronaldo Pedro de Freitas, e o jornalista Rondon Marques Rosa.
 
Entre os assuntos discutidos está a expectativa para a realização da análise dos exames de pacientes suspeitos no Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP. O que se espera é que uma avaliação mais ágil, feita na própria região, acelere o processo de detecção dos contaminados e contribua para a adoção de protocolos mais direcionados.
 
Em participação por telefone, a responsável técnica pelo Laboratório de Imunopatologia, professora Claudia Carneiro, esclareceu que ainda aguarda a chegada dos insumos e a definição das rotinas dos exames da RedeLab Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). 
 
A professora pontuou que outras parcerias estão sendo verificadas, tanto para a implementação do laboratório quanto para a ampliação das possibilidades, a partir do aumento da capacidade de análise. Foram apresentadas também outras ações em desenvolvimento pela Universidade.
 
A reitora sugeriu que a Prefeitura de Mariana indicasse um representante para integrar os comitês da Universidade no enfrentamento à pandemia. O secretário de Saúde colocou-se à disposição para fazer parte do grupo, juntamente com a enfermeira Bruna Guimarães.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais