A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Claudia Marliére, e integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reuniram-se com representantes do poder público de Mariana para discutir possíveis articulações e aproximações na tentativa de reduzir os impactos da Covid-19 no município.
Estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde, Danilo Brito, o vereador Cristiano Vilas Boas, a diretora técnica da Unidade de Pronto atendimento, Danuta Niquini e a enfermeira Bruna Guimarães. Por parte do Comitê da UFOP participaram a coordenadora interina do Centro de Saúde, Deisyane Fumian Bouzada, o perito médico Paulo Sérgio Brandão, o chefe da Área de Saúde Ocupacional, Ronaldo Pedro de Freitas, e o jornalista Rondon Marques Rosa.
Entre os assuntos discutidos está a expectativa para a realização da análise dos exames de pacientes suspeitos no Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP. O que se espera é que uma avaliação mais ágil, feita na própria região, acelere o processo de detecção dos contaminados e contribua para a adoção de protocolos mais direcionados.
Em participação por telefone, a responsável técnica pelo Laboratório de Imunopatologia, professora Claudia Carneiro, esclareceu que ainda aguarda a chegada dos insumos e a definição das rotinas dos exames da RedeLab Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A professora pontuou que outras parcerias estão sendo verificadas, tanto para a implementação do laboratório quanto para a ampliação das possibilidades, a partir do aumento da capacidade de análise. Foram apresentadas também outras ações em desenvolvimento pela Universidade.
A reitora sugeriu que a Prefeitura de Mariana indicasse um representante para integrar os comitês da Universidade no enfrentamento à pandemia. O secretário de Saúde colocou-se à disposição para fazer parte do grupo, juntamente com a enfermeira Bruna Guimarães.