Ir para o conteúdo

"UFOP em Ação" apresenta dados do rastreamento e monitoramento de Covid-19 em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Nos últimos dois meses e meio, integrantes do projeto "UFOP em Ação" telefonaram para moradores de Ouro Preto a fim de rastrear e monitorar os casos de Covid-19 no município. A equipe é formada por especialistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Cipharma) da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
 
De acordo com os dados fornecidos pela equipe, em 75 dias foram rastreadas 279 pessoas, para 160 das quais o risco de transmissão ou de estar com a doença foi descartado. Das outras 119 pessoas, 75 já tiveram o período de monitoramento concluído, sendo que 71 delas se recuperaram da doença ou se afastaram da condição de risco e outras quatro estão internadas ou vieram a óbito. Dos 44 casos suspeitos que continuam sendo monitorados, oito pessoas são classificadas como suspeitas de estarem infectadas pelo novo coronavírus, 19 tiveram diagnóstico confirmado e outras 17 tiveram contato com outras pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. 
 
A equipe reforça que por meio dessas informações obtidas por contato telefônico será construído um banco de dados contendo casos positivos e não positivos, além do número de pessoas expostas ou não ao risco de se contaminar no município. Por causa disso, as pessoas devem responder ao questionário mesmo que não tenham os sintomas relacionados à infecção pelo vírus e as respostas devem ser verídicas. Os dados coletados vão auxiliar nas análises epidemiológicas e permitir um estudo adequado para o enfrentamento da pandemia.
 
A equipe do projeto agradece a colaboração dos moradores que já atenderam às ligações e pede a atenção daqueles que ainda não receberam o telefonema para que atendam os integrantes do projeto quando receberem as chamadas. 
 
Atenção! A equipe ressalta que não são solicitados dados financeiros e bancários durante o levantamento. As informações solicitadas são relacionadas somente ao coronavírus. 

 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais