skip to content

UFOP se inscreve para realizar exames de Covid-19

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Alexandre Reis
O Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), está se credenciando para a realização dos exames de detecção da Covid-19. Para que isso aconteça, a Universidade tem realizado adequações para se integrar à Redelab Covid-19, organizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que reúne laboratórios das redes pública e privada.
 
Para que o laboratório seja credenciado é necessário que exista um padrão de segurança biológica nível NB2. Um dos laboratórios da UFOP que possui essa condição está pleiteando o credenciamento à Funed. 
 
Mesmo possuindo as características necessárias, o Laboratório de Imunopatologia necessita também ser destinado ao atendimento clínico, uma vez que, hoje, tem seu uso direcionado à pesquisa. Com o atendimento de todos os pré-requisitos apresentados pela Funed, foi submetido a uma vistoria da Vigilância Sanitária de Ouro Preto para a confirmação das condições e liberação do alvará.  
 
A UFOP já tem alvará sanitário provisório e a documentação será encaminhada à Funed, que decidirá sobre a viabilidade do credenciamento. Quando for autorizado, a Fundação disponibilizará os insumos necessários a realização dos testes.
 
REALIZAÇÃO DO EXAMES - Uma vez integrado a Redelab Covid-19, o laboratório realizará a análise do material coletado pela rede de saúde de Ouro Preto e região dos Inconfidentes.  Além disso, “os pesquisadores envolvidos nessa iniciativa acreditam que seja possível absorver outras demandas”, afirma a professora Cláudia Martins Carneiro, responsável técnica pelo laboratório.  É importante ressaltar que o laboratório não realizará coletas, que continuam a cargo do sistema de saúde.
 
AÇÕES FUTURAS - Um outro espaço está sendo montado  para ampliar a capacidade de processamento e análise de amostras, no mesmo prédio do Nupeb.

Veja também

17 Setembro 2020

O Núcleo de Consultoria e Formação em Mediação de Conflitos de Moradia e Locação (NCM/Prace) divulga um panfleto informativo sobre...

Leia mais

14 Setembro 2020

O Laboratório de Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) começa a produzir álcool 70% para...

Leia mais

11 Setembro 2020

A incerteza quanto ao momento correto de retorno às atividades presenciais preocupa toda a comunidade acadêmica. Mesmo não tendo condições...

Leia mais

11 Setembro 2020

Os membros da Comissão de Estratégias para o Retorno às Atividades Presenciais do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb)...

Leia mais