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Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas como ferramenta para melhoria do ensino

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A Universidade Federal de Ouro Preto possui uma ferramenta para conhecer melhor cada curso, a cada semestre: a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação. Quando as aulas são finalizadas, professores e alunos podem dar um retorno à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) sobre sua experiência para que, desta forma, o ensino na UFOP seja aprimorado.
 
Para falar sobre esse assunto, a entrevistada desta edição do "Em Discussão" é a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Prograd, Letícia Sousa. Ela destaca que a pesquisa torna-se ainda mais importante neste semestre, por ser fundamental conhecer a percepção de alunos e professores sobre o ensino remoto, sobre a adaptação das disciplinas para esse formato, sobre a distribuição da carga horária, sobre o volume de atividades propostas e sobre as metodologias e tecnologias de informação e comunicação adotadas. Como ainda não há previsão para que a Universidade retome as atividades presenciais, esta é uma oportunidade essencial para que o ensino se torne o melhor possível enquanto for necessário que as aulas sejam remotas.
 
Realizada a partir de um formulário disponibilizado no portal MinhaUFOP e respondido por estudantes e professores, a pesquisa gera dados que são organizados em relatórios e divulgados semestralmente na página da Prograd. Com os resultados em mãos, professores, departamentos, colegiados de curso e o Núcleo Docente Estruturante dos cursos podem diagnosticar aspectos que devem ser mantidos ou reformulados em cada disciplina e propor melhorias em seu desenvolvimento. A pesquisa sobre o semestre 2020/1 pode ser respondida até 4 de junho.
 
Letícia, a pesquisa de disciplinas é realizada em todas as instituições de ensino superior?
 
​Sim, pesquisas dessa natureza são comumente aplicadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas. Elas são um importante instrumento de avaliação e acompanhamento semestral das disciplinas dos cursos de graduação. No caso da UFOP, a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas é respondida por discentes e docentes, o que possibilita um diagnóstico do ensino desenvolvido. A partir desse diagnóstico, intervenções e melhorias no processo de ensino e aprendizagem podem ser realizadas.
 
Desde quando a pesquisa de disciplinas existe na UFOP e qual a diferença dessa avaliação para outras que são feitas na Universidade?
 
A Pesquisa de Disciplinas teve início no ano de 1995, vinculada ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub). Na ocasião, a UFOP participou de um edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSU/MEC), o que gerou a criação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Prograd. Na época, foi feito um levantamento sobre a realização de pesquisas dessa natureza na Instituição e identificadas algumas experiências isoladas de departamentos que aplicavam um questionário aos estudantes. 
 
​Atualmente, a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas é uma ação institucional que contempla todos os departamentos que ofertam cursos na modalidade presencial, o que permite uma avaliação geral do ensino de graduação. A pesquisa tem como objetivo principal conhecer as opiniões dos atores envolvidos na graduação sobre o trabalho desenvolvido nas disciplinas, visando o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Os dados são analisados pela equipe do NAP e, no início do semestre seguinte, disponibilizados aos professores com informações individualizadas, preservando a identidade dos respondentes. O relatório também é publicados na página eletrônica da Prograd com informações gerais por departamento.
 
De que forma a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas contribui para a melhoria dos cursos da UFOP? Os dados são cruzados com outros dados institucionais?
 
O processo de análise e divulgação das informações é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico. De posse dos dados, professores, departamentos, colegiados dos cursos e Núcleo Docente Estruturante podem diagnosticar, por exemplo, se uma disciplina deve ser mantida ou reformulada e propor melhorias para o projeto pedagógico do curso. Os dados da pesquisa podem ser relacionados com outros indicadores institucionais, como o desempenho acadêmico dos estudantes, o tempo de permanência no curso, o índice de reprovação nas disciplinas, a evasão, entre outros. Por meio do portal MinhaUfop, a Prograd consegue subsidiar os colegiados de cursos e departamentos com relatórios que possibilitam compor um olhar crítico sobre o desenvolvimento do ensino de graduação.
 
Depois que a pesquisa é respondida, como as respostas se transformam em mudanças dentro dos cursos?
 
Os resultados da Pesquisa de Disciplina podem impactar, em primeiro lugar, na sala de aula e na prática pedagógica. Isso porque o feedback dos estudantes contribui para o planejamento das atividades. 
 
Numa perspectiva mais ampla, os dados oferecem subsídios para análises de questões referentes ao desenvolvimento global das disciplinas, visando o aprimoramento da prática docente, atualização do projeto pedagógico do curso e desenvolvimento de ações de formação continuada que são oferecidas pelo "Programa Sala Aberta: docência no ensino superior", direcionadas aos professores da UFOP. Os dados auxiliam para a tomada de decisão sobre o planejamento institucional, com vistas ao aperfeiçoamento constante das práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem e do currículo. As informações da Pesquisa também são utilizadas para a avaliação dos docentes em estágio probatório.
 
Diante da pandemia e da necessidade do ensino remoto, como a pesquisa se adequou a esse contexto?
 
Neste semestre, a percepção dos discentes e docentes sobre o período letivo é influenciada pelo contexto da pandemia. Por isso, é importante saber o que eles têm a dizer sobre a adaptação das disciplinas para o ensino remoto, como, por exemplo, a adequação do Plano de Ensino, a distribuição da carga horária, o volume de atividades propostas, as metodologias e tecnologias de informação e comunicação adotadas, os instrumentos de avaliação utilizados e o envolvimento de professores e alunos para consolidação das práticas de ensino e aprendizagem. Por ser um momento novo, saber como foi o envolvimento e a participação nas atividades síncronas e assíncronas possibilita reflexões e melhorias no ensino de graduação.
 
Qual mensagem de incentivo a Prograd gostaria de deixar aos participantes da Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas?
 
Os resultados da Pesquisa de Disciplinas vêm revelando que o ensino de graduação da UFOP é bem avaliado pelos estudantes, o que não significa que não haja espaço para melhoria permanente da qualidade. É importante que todos participem de forma consciente, garantindo mais representatividade aos dados coletados. Quanto maior for a participação, mais informações a comunidade acadêmica terá para análises e aprimoramento do ensino. Cada resposta, portanto, faz a diferença. 
 
Para ter acesso aos dados da pesquisa, consulte a página da Prograd
 
EM DISCUSSÃO - Esta seção é ocupada por uma entrevista, no formato pingue-pongue, realizada com um integrante da comunidade ufopiana. O espaço tem a função de divulgar as temáticas em pauta no universo acadêmico e trazer o ponto de vista de especialistas sobre assuntos relevantes para a sociedade.
 

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